Juruá Informativo

Rio Juruá atinge cota de transbordamento, mas Defesa Civil descarta risco de grandes enchentes

Rio Juruá atinge cota de transbordamento, mas Defesa Civil descarta risco de grandes enchentes

Na manhã desta quinta-feira (10), o nível do Rio Juruá atingiu a marca dos 13 metros, alcançando a cota de transbordamento. O monitoramento está sendo realizado pela Defesa Civil, que, apesar do alerta, descarta a possibilidade de uma enchente severa ou de que haja desabrigados, como ocorreu em períodos anteriores.

Rio Juruá atinge cota de transbordamento, mas Defesa Civil descarta risco de grandes enchentes. Foto: Reprodução

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, José Lima, o aumento do nível do rio já era esperado para o mês de abril, em razão do fenômeno conhecido como “repiquete”, quando o nível das águas volta a subir após um período de estabilidade ou recuo. “A gente já esperava por isso. Mas acreditamos que não vai ser uma enchente de grandes proporções, que não chegue à lâmina de água que chegou há dias atrás”, afirmou.

José Lima destacou que, apesar da elevação, a tendência é de que o rio se estabilize nos próximos dias, com o início do período de verão e a redução no volume de chuvas. “Acreditamos que não vai chegar a desabrigar famílias, pelo acumulado de chuva que temos até agora”, disse.

Aumento do nível do rio já era esperado para o mês de abril. Foto: Reprodução

Segundo ele, os dados dos institutos climáticos apontam para um acumulado de menos de 50 milímetros de chuva até o dia 20 de abril, um volume considerado pouco significativo e, além disso, de chuvas regionalizadas. “Se cair apenas o que está previsto, a gente não terá problemas com enchente significativa”, reforçou.

O coordenador ainda explicou que a maior dificuldade começa a partir da marca de 13 metros e 30 centímetros, quando algumas localidades passam a enfrentar interrupções no fornecimento de energia elétrica. Ainda assim, ele garantiu que o município está preparado para agir, caso a situação se agrave. “Estamos prontos para dar o suporte necessário às famílias, caso seja preciso.”

Sair da versão mobile