Juruá Informativo

Rio Branco já teve mais de 200 internações por Síndrome Respiratória Aguda grave em 2024

Rio Branco já teve mais de 200 internações por Síndrome Respiratória Aguda grave em 2024

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, emitiu a Nota de Alerta Nº 01/2025 em razão do aumento de internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) na capital acreana. O comunicado acende um sinal de atenção para o crescimento de casos da doença nas últimas semanas.

O alerta se refere ao período sazonal das síndromes gripais, que vai de abril a julho, quando é comum o avanço de infecções respiratórias causadas por vírus como Rinovírus, Influenza A e B, Vírus Sincicial Respiratório (VSR), Adenovírus e Coronavírus (SARS-CoV-2).

Desse total, 60 pacientes têm menos de dois anos de idade e 57 têm 60 anos ou mais, os dois grupos considerados de maior risco/ Foto: Reprodução

De acordo com o boletim, até a 12ª semana epidemiológica deste ano, Rio Branco já contabilizou 211 internações por SRAG. Desse total, 60 pacientes têm menos de dois anos de idade e 57 têm 60 anos ou mais, os dois grupos considerados de maior risco. A maioria dos casos graves envolvia pessoas com comorbidades pré-existentes.

O secretário municipal de Saúde, Rennan Biths, destacou a importância da prevenção neste período crítico. “É importante que a população mantenha a vacinação em dia. Estamos em um momento de maior atenção para as doenças respiratórias, e os números nos pedem cuidados redobrados”, alertou.

Exames realizados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do 2º Distrito apontam que 38,6% das amostras coletadas de pacientes com sintomas gripais testaram positivo para vírus respiratórios, com predominância de Rinovírus e VSR.

Medidas de prevenção recomendadas pela Secretaria de Saúde: Manter a vacinação em dia (COVID-19 e Influenza); Usar máscara em locais fechados ou com aglomeração; higienizar as mãos com água e sabão ou álcool 70%; cobrir nariz e boca ao espirrar ou tossir; evitar tocar o rosto com as mãos não higienizadas; não compartilhar objetos de uso pessoal; Manter ambientes bem ventilados; e procurar atendimento médico ao apresentar sintomas como febre, tosse, falta de ar ou cansaço excessivo.

A Prefeitura de Rio Branco informou ainda que realiza o monitoramento contínuo da situação e que os profissionais da rede municipal foram orientados quanto ao atendimento nas unidades de saúde

Sair da versão mobile