Juruá Informativo

Rio Acre deve chegar aos 11 metros na capital, mas não deverá transbordar, diz Defesa Civil

Rio Acre deve chegar aos 11 metros na capital, mas não deverá transbordar, diz Defesa Civil

Porém, ele salienta que mudanças bruscas podem ocorrer e que esta previsão é referente ao cenário atual

O Tenente-coronel Cláudio Falcão, responsável pela Defesa Civil de Rio Branco, se pronunciou acerca da alta do Rio Acre, que vem acontecendo nos últimos dias e confirmou que a tendência para as próximas horas é que o nível das águas continuem a subir, podendo ultrapassar os 10 ainda nesta quinta-feira (17).

O manancial poderá alcançar os 15 metros na capital/ Foto: Pedro Devani

Falcão revela que o menor nível registrado após a cheia do rio Acre foi de 7,14m, mas que nos últimos dias, devido as chuvas em localidades próximas o nível das águas voltou a subir, chegando a 9,76m.

Cláudio Falcão, diretor da Defesa Civil de Rio Branco descarta a possibilidade de nova enchente/ Foto: Juan Diaz, ContilNet

“Ele tem tendência, assim, de aumentar. A minha previsão inicial aqui é que ele chegaria até 10m e depois ele começaria a estabilizar e retrair mas dado ao aumento que nós temos em toda a bacia ele pode ultrapassar os 10m e não ainda ter vazante. A gente deve alcançar os 10 metros ainda hoje e aí amanhã na sexta-feira ele pode ultrapassar os 10m”, disse Falcão

Falcão ainda falou sobre a possibilidade de novo transbordamento na capital acreana, e ele enfatiza que atualmente não existe essa possibilidade.

” Ele pode sim chegar a uma cota de 10,5m com uma pequena possibilidade de chegar a 11m, mas aí ele vai começar a retrair a partir daí, isso é uma previsão de momento, é claro que pode ter variações. Nesse momento eu descarto qualquer possibilidade de transbordamento”, encerrou ele.

Sair da versão mobile