Juruá Informativo

Quase 100 migrantes chegam a Rio Branco em 15 dias e lotam abrigo, afirma Prefeitura

Entre os dias 18 de março e 1º de abril, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) registrou a chegada de 88 migrantes a Rio Branco, provenientes do Haiti, Senegal, Venezuela e Colômbia. Esse aumento no número de migrantes tem pressionado as estruturas de acolhimento da cidade. A Casa do Imigrante, localizada no bairro Bosque e administrada pela Prefeitura, está operando acima da sua capacidade máxima, que é de 50 pessoas, com 64 abrigados no momento. Na terça-feira (2), mais 33 migrantes chegaram, enquanto outras cinco pessoas aguardam encaminhamento.

Além da superlotação no abrigo, a presença de migrantes em espaços públicos, como a rodoviária, tem se tornado mais frequente/Foto: ContilNet

A maioria desses migrantes chega diretamente de Assis Brasil, sem passar pelos abrigos da cidade vizinha. Cerca de metade do grupo é composta por crianças, conforme relatado pelo diretor de Assistência Social, Ivan Ferreira. “Estamos trabalhando em parceria com o Governo do Estado para encontrar soluções para o acolhimento de todos os migrantes que chegarem. A colaboração entre as esferas de governo é essencial em situações como esta”, explicou.

Além da superlotação na Casa do Imigrante, a presença de migrantes em espaços públicos, especialmente na rodoviária, tem se intensificado. Nesta terça-feira, 33 migrantes foram encontrados no local, incluindo 11 crianças.

Diante desse cenário, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos está acompanhando de perto a situação e buscando alternativas para lidar com o aumento no fluxo migratório e a demanda por acolhimento na cidade.

Sair da versão mobile