Os fieis já começam a se reunir para as celebrações da Sexta-Feira Santa, na Catedral Nossa Senhora de Nazaré, localizada no Centro da cidade de Rio Branco, capital acreana.

A data é uma das mais importantes da liturgia da igreja católica/ Foto: ContilNet
O primeiro evento do dia é a Celebração da Paixão do Senhor, que teve início às 15h. O momento reúne dezenas de famílias e também pessoas que tomaram a Paixão do Senhor como algo especial para si.
Maria do Socorro Sales, de 75 anos, é uma dessas pessoas, que desde muito jovem participa da celebração, e continua mantendo a tradição.

Maria do Socorro Mantém Vida a tradição da Semana Santa/ Foto: ContilNet
“Eu já venho a muito tempo, desde 73 que eu venho (…) eu gosto, acho muito importante e todos os anos eu venho”, disse ela.
O celebração da Paixão do Senhor também chama atenção dos mais jovens, como Valéria de Souza, de 19 anos. Ela diz que o costume começou quando criança, acompanhando a mãe, mas que hoje enxerga a beleza dos rituais.

Desde criança Valéria participa da celebração/ Foto: ContilNet
“Venho desde os meus 8 anos, vinha pra acompanhar minha mãe. Hoje em dia venho pela tradição, pelo carinho que sinto por esse momento”, disse a jovem.
Às 17h tem início a procissão de Cristo Morto, que percorrerá as ruas do centro da cidade, até a Concha Acústica, onde acontece a encenação da Paixão, que será transmitida pelo ContilNet, em parceria com a TV Diocese e Orna Audiovisual.
