Tudo sobre Elon Musk
Tudo sobre OpenAI
A OpenAI está desenvolvendo uma rede social parecida com o X (antigo Twitter), de Elon Musk. Pelo menos é o que dizem várias fontes familiarizadas com o assunto consultadas pelo The Verge. Uma das possibilidades é que a rede seja integrada ao ChatGPT.
De acordo com as fontes, o projeto está em estágios iniciais, mas já conta com um protótipo focado nas ferramentas de geração de imagem da desenvolvedora.
A possibilidade de OpenAI lançar uma rede social acirraria ainda mais a briga da empresa (e do CEO Sam Altman) com Musk.

Apesar do projeto estar em estágios iniciais de desenvolvimento, Altman já estaria pedindo para que pessoas testassem e dessem feedbacks na rede social.
São duas possibilidades: a plataforma pode ser lançada como um aplicativo separado ou integrada ao feed do ChatGPT. Essa segunda opção certamente ajudaria na popularidade, já que o chatbot se tornou o aplicativo mais baixado do mundo em março. Não está claro qual será o rumo que a OpenAI vai tomar.
As fontes ainda indicaram que a rede social é bem parecida com o X, de Elon Musk.
OpenAI x Musk: briga pode ficar ainda mais acirrada
Musk é cofundador da OpenAI ao lado de Sam Altman. A empresa anunciou no ano passado que faria uma transição de organização sem fins lucrativos para uma empresa lucrativa, o que não agradou o bilionário. Ele acredita que, ao virar lucrativa, a desenvolvedora deixaria de lado seu propósito inicial de construir IAs que beneficiam a humanidade. O executivo abriu um processo contra a companhia.
Do outro lado, Altman argumenta que o processo e as acusações de Musk (que inclusive fez uma proposta para comprar a OpenAI) visam desacelerar a transição e beneficiar a própria empresa de Musk, a xAI, também de inteligência artificial.
Se as fontes estiverem certas e a desenvolvedora realmente estiver planejando uma rede social (e pior: parecida com o X), deve colocar ainda mais lenha nessa fogueira.
O Grok, inteligência artificial da xAI (de Elon Musk), tem integração com o X. Um funcionário de outro laboratório de IA (não identificado) revelou ao site que a integração “deixou todos invejosos”, porque permite que pessoas usem a ferramenta e criem tweets virais ao mesmo tempo.
A Meta (controladora do Instagram, Facebook, WhatsApp e Threads) também tem seu próprio modelo de linguagem, o Llama, e sua própria IA, o Meta AI. Assim como o Grok/X, a integração permite que usuários usem a IA – e vice-e-versa.
Leia mais:
- OpenAI lança GPT-4.1: melhor em código e em seguir instruções
- ChatGPT: OpenAI decreta o fim do GPT-4
- Mais um! OpenAI anuncia aposentadoria do GPT-4.5
- Musk x OpenAI: ex-funcionários abandonam o barco da desenvolvedora
Mas tem mais:
- A integração também fornece dados de treinamento para as inteligências artificiais de ambas empresas – o que, para a OpenAI, seria muito vantajoso;
- No entanto, se aventurar nesse setor causaria uma nova intriga, dessa vez com a Meta;
- Um rumor já havia indicado que a big tech estaria trabalhando em um rival do ChatGPT. Sam Altman respondeu: “ok, tudo bem, talvez nos façamos uma rede social”.