Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, o número de alunos em tempo integral subiu de 5,9% para 11,3%
Dados do Censo Escolar 2024, divulgados pelo Ministério da Educação e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), apontam que o percentual de estudantes da rede pública matriculados em jornada ampliada passou de 8% em 2022 para 13,7% em 2024 no estado do Acre.
A ampliação contempla todas as etapas da educação básica, a começar pelo Ensino Médio que apresentou o maior avanço proporcional, saindo de 13,4% para 23,7%.

O percentual de alunos matriculados em escolas de tempo integral cresceu no Acre/
Foto: Mardilson Gomes/Arquivo SEE
Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, o número de alunos em tempo integral subiu de 5,9% para 11,3%, enquanto nos anos finais, o índice foi de 4,5% para 8,8%. Já na pré-escola, a cobertura saltou de 2,7% para 6,7%. Nas creches, onde a jornada estendida já é mais comum, o índice passou de 32,8% para 35,8%.
Esse crescimento é resultado de ações coordenadas entre União, estados e municípios, especialmente por meio do programa Escola em Tempo Integral. O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou que os avanços são reflexo de uma atuação conjunta e estratégica.
“Os avanços em relação ao tempo integral são um esforço que temos feito com papel de indutor, de coordenador das políticas junto aos entes federados, para construirmos juntos e alcançarmos as metas e os avanços da educação básica”, disse.
Em todo o país, o percentual de matrículas em tempo integral também cresceu. A média nacional passou de 18,2% em 2022 para 22,9% em 2024. O programa Escola em Tempo Integral declarou 965 mil matrículas no ciclo 2023-2024 e já conta com 943 mil pactuadas para o ciclo seguinte, ainda em fase de consolidação.