MPAC pede suspensão do funcionamento de cemitério para animais por falta de estudo

Medida visa avaliar o impacto ambiental das atividades do cemitério e os riscos de contaminação, garantindo a preservação do meio ambiente

O Ministério Público do Acre (MPAC), por meio da Promotoria de Justiça Especializada de Defesa do Meio Ambiente de Bacia Hidrográfica do Baixo Acre, emitiu uma recomendação para a suspensão imediata de novos sepultamentos no cemitério Jardim dos Animais, localizado em Rio Branco.

Os sepultamentos dos animais devem ficar suspensos até o fim das análises/ Foto: Reprodução

A medida ficará em vigor até a realização de estudos técnicos que avaliem os impactos ambientais das atividades do cemitério e os potenciais riscos de contaminação.

É responsabilidade do empreendedor demonstrar que não há riscos ambientais, garantindo assim o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado.

O Jardim dos Animais, inaugurado como o primeiro cemitério pet do Acre, surge como um espaço dedicado para a despedida de animais de estimação. Situado no ramal Paraíso II, rodovia AC-40, KM 08, em Rio Branco, o cemitério oferece um ambiente apropriado para o descanso final dos pets, atendendo às necessidades emocionais e práticas dos donos.