Juruá Informativo

Injeções de ouro nos olhos podem reverter cegueira

Injeções de ouro nos olhos podem reverter cegueira

Pesquisadores da Universidade Brown, nos Estados Unidos, apresentaram um novo método que pode reverter a cegueira causada pela degeneração macular relacionada à idade (DMRI). A técnica também pode servir como aliada contra outros problemas oculares.

Segundo a equipe, isso seria possível a partir da injeção de nanopartículas de ouro na retina do paciente. Além de ter apresentado resultados promissores em testes feitos com camundongos, o novo tratamento se mostrou seguro.

Processo pode restaurar a visão perdida

Processo imita a estimulação natural dos pulsos fotorreceptores e tem potencial para restaurar a visão perdida (Imagem: ACS Nano)

Método é seguro e menos invasivo

Durante os testes, os cientistas injetaram a solução na cavidade ocular de camundongos com danos na retina e usaram um laser adaptado para a estimulação das nanopartículas. Por meio de sondas especiais, eles confirmaram que o processo gerou atividade cerebral no córtex visual dos animais.

O resultado indica que a informação visual estava chegando ao cérebro e sendo processada lá, o que não acontecia anteriormente.

Em outras palavras, houve a reversão da cegueira, pelo menos em parte, o que demonstra o potencial do tratamento.

Tratamento deve ser testado em humanos no futuro (Imagem: AnnaVel/Shutterstock)

Os pesquisadores ainda destacam que não foram identificados efeitos colaterais graves, sendo o processo totalmente seguro. Outra vantagem é que a terapia com nanopartículas de ouro não depende de cirurgia ou de implantes, sendo menos invasiva. O próximo passo é testar o tratamento em humanos, o que ainda não tem data para acontecer.

Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.

Sair da versão mobile