Grand Theft Auto: Liberty City Stories é o game sucessor de GTA 3, lançado inicialmente para PlayStation Portable (PSP). O jogo, desenvolvido pela Rockstar Games e lançado em 2005, apresenta Toni Cipriani como protagonista e expande ainda mais a narrativa da máfia italiana vista anteriormente em GTA 3. Apesar de ter muitas semelhanças entre si, o Grand Theft Auto: Liberty City Stories trouxe novidades interessantes para os fãs da saga e atribuiu adicionou contexto em toda a história da famosa série.
Agora, 20 anos após seu lançamento, o Grand Theft Auto: Liberty City Stories representa um dos grandes sucessos da franquia, sendo bastante procurado pelo público geral. Sendo assim, nas linhas a seguir, o TechTudo preparou um guia completo sobre o jogo PSP, para você relembrar o game e saber como jogá-lo em 2025.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2021/m/m/tvsfPbRMA21WIjgEuwWQ/2016-08-15-grand-theft-auto-gta-liberty-city-stories.jpg)
GTA Liberty City Stories: relembre jogo de PSP e saiba onde jogar em 2025:
- Lançamento de GTA Liberty City Stories
- História de GTA Liberty City Stories
- Gameplay de GTA Liberty City Stories
- Quem foi Toni Cipriani?
- Diferenças em relação ao GTA 3
- Como jogar GTA Liberty City Stories em 2025?
Lançamento de GTA Liberty City Stories
GTA Liberty City Stories teve seu lançamento inicial em 24 de outubro de 2025. O game foi originalmente desenvolvido para PSP, porém, mais tarde, outros dispositivos e plataformas também receberam uma versão do jogo. Dessa forma, o jogo chegou ao PlayStation 2 (PS2) no ano seguinte, em junho de 2006, enquanto os celulares Android e iPhone (iOS) receberam uma versão em fevereiro de 2016 e dezembro de 2015, respectivamente. Vale destacar que o jogo também ficou disponível para PlayStation 3 (PS3) via PSN e chegou ao dispositivo em abril de 2013.
A crítica de gamers e especialistas da área foram muito positivas logo no lançamento do título e abraçaram o game de forma muito rápida. Conforme indica o Metacritic — site especializado em classificação de jogos — Liberty City Stories recebeu uma avaliação de 88/100 pontos, baseado em reviews de críticas, além de alcançar uma nota 8.0 de 10 entre os usuários. A marca revela o sucesso do jogo entre os fãs da franquia Grand Theft Auto.
História de GTA Liberty City Stories
Em síntese, GTA Liberty City Stories se passa em 1998, três anos antes dos acontecimentos de GTA 3. Assim como seu sucessor, a trama ocorre em volta da fictícia Liberty City, cidade inspirada na grande Nova Iorque. Ele tem como foco principal na guerra entre famílias mafiosas que buscam tomar o controle e poder sob a cidade. No jogo, o protagonista é conhecido como Antonio “Toni” Cipriani, um subordinado da família Leone que foi obrigado a viver quatro anos no exterior, por conta de um assassinato.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2023/e/4/3PuMt4S2SoCyBfjy15CA/yiugeoije0hfr15jlkza.jpg)
Em seu retorno, Toni encontra a cidade em completo caos entre as famílias Leone, Forelli e Sindacco. Com isso, Don Salvatore Leone, chefe absoluto da máfia, recebe Cipriani e o designa para realizar missões em busca de alavancar o poder dos Leone ao redor de Liberty City, enquanto enfraquece os rivais. Toni é a peça focal neste grande quebra-cabeça e jogo político entre os mafiosos do jogo.
Sobretudo, além de buscar redenção e conquistar a confiança e cargos maiores entre os Leone, Toni lida com conflitos familiares, desconfiança da própria mãe, além de inúmeras tentativas de assassinato entre membros da própria gangue de mafiosos e também dos rivais. Em cima disto, por diversos momentos, Cipriani se coloca em risco e promove a traição de pessoas “fiéis” aos próprios Leone, bem como dos Sindacco, enquanto busca consolidar seu poder na organização.
Ao longo do jogo, Toni Cipriani desempenha um papel primordial para a dominância da família Leone em Liberty City. O protagonista consegue desestabilizar as gangues rivais, pois peças-chave neste processo. Enquanto isso, Toni coloca se estabele como um dos maiores líderes e membros dos Leone.
Gameplay de GTA Liberty City Stories
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2021/4/U/52QRrTQKANAFwzQWgJEw/2015-12-18-gta-liberty-city-stories-ios.jpg)
A gameplay de GTA Liberty City Stories repete a fórmula que tornou a série de Grand Theft Auto tão famosa no mundo dos games. Assim, vemos um jogo em mundo aberto, que os jogadores podem explorar diversos locais do mapa, enquanto realizam missões para avançar na narrativa apresentada aqui. Por ser mais um título em 3D da franquia, você verá muita semelhança em alguns aspectos, porém, devido ao formato e época de lançamento, alguns controles e funções se tornaram obsoletos ao longo dos anos.
Em Liberty City Stories, os jogadores têm a opção, por exemplo, de trocar a roupa de Toni e andar de motocicletas, algo que não estava presente em GTA 3. Outro ponto que se diferencia, é o jogo não exigir que o jogador alimente ou exercite o protagonista, assim como foi introduzido em outros títulos de GTA. Além disso, embora as aeronaves sejam visíveis em GTA Liberty City Stories e estejam até envolvidas em algumas missões, ao contrário de GTA: San Andreas, por exemplo, o jogador não tem a capacidade de voar neste jogo.
Apesar de tudo, o grande destaque na gameplay, está na versão original para PSP. O título apresenta a exclusividade de jogar em multiplayer, por meio da conexão Ad-Hoc, para até seis pessoas. Esta conexão exige que os jogadores estejam fisicamente próximos um do outro, em um alcance suficiente para serem encontrados pelo sinal de seus PSPs. Foram criados sete modos de jogo diferentes para o multijogador, sendo “Liberty City Survivor”, “Protection Racket” e “Get Stretch”, um dos mais elogiados pelos fãs.
Conheça os modos de jogo Multiplayer em LCS
| Modo de jogo | Descrição |
| Liberty City Survivor | O clássico “Deathmatch”, onde os jogadores competem para eliminar uns aos outros. O primeiro a atingir um certo número de mortes ou com maior pontuação no fim do cronômetro, será o vencedor. |
| Protection Racket | Uma equipe deve tentar destruir quatro limusines enquanto a outra equipe as defende. Ao final da rodada, as equipes invertem os objetivos. |
| Get Stretch | Os jogadores tentam roubar os carros de gangues rivais de suas bases e levá-los para suas bases. A partida termina quando a primeira gangue atingir o limite de pontuação ou ao fim do cronômetro. |
| Street Rage | Os jogadores devem dirigir pelos pontos de controle para chegar à linha de chegada primeiro. É possível trocar de veículos e atirar no adversário para vencer a corrida. O primeiro a terminar a corrida é o vencedor. |
| The Wedding List | Neste modo, os players precisarão coletar carros espalhados pela cidade e entregá-los em caixas de remessa. Vence o jogador que estiver com mais dinheiro depois de coletar e entregar todos os carros. |
| Tanks for the Memories | O objetivo principal é ser o primeiro a alcançar o tanque Rhino e sobreviver com ele até que um tempo alvo (Tank Time) seja atingido. Enquanto isso, os outros jogadores tentam destruir o tanque. Se o Tank Time for alcançado, o jogador que causou mais dano ao tanque Rhino assume o controle de um novo tanque e o ciclo se repete. |
| The Hit List | O jogador será escolhido de forma aleatória como marca e todos os demais deverão tentar matá-lo o mais rápido possível. |
Quem foi Toni Cipriani?
Antonio “Toni” Cipriani (Danny Mastrogiorgio) é o personagem principal em GTA Liberty City Stories. De acordo com seus comportamentos durante as cutscenes do jogo, Toni mostra ser muito leal, principalmente aos membros de alta relevância da família Leone, apesar de se irritar facilmente com outros personagens.
Além disso, Cipriani tem um comportamento assassino nato, sem hesitar ao levar alguém para o caixão. Mesmo que em alguns momentos ele pareça sentir remorso de seus feitos maldosos, o seu principal aspecto protetor é cumprir suas missões, independentemente do preço que se pague por isso.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2024/t/4/pUWj4zS7mKAsjPH1l6TQ/15-jogos-rockstar-12-liberty-city-stories.jpg)
Em relação à aparência física de Toni, fomos apresentados a um homem de pele clara, olhos e cabelos castanhos. O jogo disponibiliza cerca de 16 roupas diferentes para vestir Cipriani, mas suas vestimentas padrão são uma jaqueta marrom escura, por cima de uma camisa preta abotoada, calça bege e um par de sapato preto.
Diferenças em relação ao GTA 3
De maneira geral, apesar de Liberty City Stories acontecer no mesmo local e com um enredo similar ao de GTA 3, muito mudou entre 1998 e 2001, anos em que se passam um game e outro. Assim, a começar pelo protagonista, o jogo de 2005 apresenta Toni Cipriani, enquanto o mais clássico de 2001 tem Claude como personagem principal. É interessante relembrar que ambos os jogos ocorrerem no mesmo local, mas com diferenças de ambientação, que dão experiências diferentes aos jogadores.
A Liberty City de 1998 apresenta muitas mudanças estruturais em relação à região vista em 2001, uma vez que os anos se passaram. Liberty City Stories traz construções que, em GTA 3, aparecem como obras já feitas. Um exemplo são as pontes que ligam as ilhas.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2021/6/t/pGIeApQ8yhOzDA4Qqjkg/2016-08-26-grand-theft-auto-gta-31.jpg)
Em questão de jogabilidade e recursos disponíveis, os títulos também trazem diferenças. GTA 3 não permite pilotar motos, por exemplo, algo já disponível em Liberty City Stories. As câmeras também mudam, com melhorias no game de PSP. Vale lembrar que GTA 3 foi o primeiro game da franquia no formato em que conhecemos hoje, enquanto LCS chegou após sucessos como GTA: Vice City e GTA: San Andreas.
Por fim, no que diz respeito à qualidade gráfica apresentada nos títulos, os dois jogos mostram os melhores gráficos possíveis para sua época e plataforma apresentada. Em GTA Liberty City Stories, no entanto, o desempenho do jogo e a qualidade vista nos detalhes do cenário são maiores e melhores em relação ao GTA 3. As texturas e cores são muito bem desenhadas e atribuídas, graças ao sistema de Engine da Rockstar, originalmente desenvolvido para PSP.
Como jogar GTA Liberty City Stories em 2025?
Atualmente, o modo mais seguro disponível para jogar GTA Liberty City Stories, é por meio da versão para celulares Android: os interessados encontrarão o game na loja Google Play Store. Além disso, o jogo também é visto para PS3 e pode ser baixado de maneira segura por meio da PlayStation Network (PSN).
Por fim, existe também a possibilidade de jogar o game via emuladores de PSP ou PS2. Esse é um método menos convencional que possui riscos para ser realizado, como o download de fontes de ROMs nada confiáveis que podem trazer malware e apresentar baixo desempenho de jogabilidade. Mas, se você ainda tem a mídia física, é possível rodar seus games via emulador em alguns casos.
Com informações de GTA Wiki (1, 2 e 3), GTA Base e Metacritic
