O governo do Estado do Acre, por intermédio da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), promoveu na última terça-feira (15), a cerimônia de abertura da 11ª edição da Mostra Acreana de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação – Viver Ciência. O evento ocorreu no auditório da Escola Armando Nogueira, em Rio Branco.

“Das Águas da Amazônia aos Oceanos: Conexões que Sustentam a Vida e a Cultura” é o tema de 2025/Foto: Jorge William/SEE
Reconhecida como uma das principais ações de incentivo à ciência entre os estudantes da educação básica no Acre, a Viver Ciência reafirma o compromisso com a construção de uma escola investigativa, reflexiva e transformadora.
Com o tema “Das Águas da Amazônia aos Oceanos: Conexões que Sustentam a Vida e a Cultura”, a edição de 2025 busca promover um diálogo entre os recursos hídricos e suas interações com o meio ambiente, a sociedade, a economia e os aspectos culturais. A proposta também destaca os conhecimentos tradicionais dos povos da floresta e ressalta a necessidade urgente de um desenvolvimento que respeite os princípios da sustentabilidade.
Durante o evento de lançamento, o titular da SEE, Aberson Carvalho, ressaltou o papel central da ciência na formação cidadã. “A Viver Ciência é mais do que uma feira. Ela é uma política pública que estimula o protagonismo juvenil, incentiva a pesquisa e desperta talentos em todos os cantos do nosso estado”, destacou.
As inscrições estão abertas e seguem até o dia (11), podendo ser realizadas pelo site oficial do programa: viverciencia.see.ac.gov.br.
Cada escola poderá participar com grupos formados por um professor orientador e sua respectiva turma. A presença de um coorientador é opcional. Não há limite de trabalhos por unidade escolar, desde que cada equipe seja identificada adequadamente e cumpra todas as exigências do edital.
Evento aconteceu no auditório da Escola Armando Nogueira. Foto: Jorge William/SEE
Um dos grandes diferenciais deste ano é o apoio pedagógico contínuo que será oferecido aos participantes. Os professores terão acesso a materiais didáticos, orientações personalizadas e uma sala virtual com recursos voltados para o desenvolvimento dos projetos, desde a concepção até a apresentação final.
Segundo o chefe do Departamento de Inovações Educacionais e Mídias Digitais da SEE, Anderson Paiva Melo, a iniciativa tem crescido progressivamente. “Caprichamos no edital para proporcionar um ambiente de aprendizado criativo e investigativo. A cada edição, mais escolas e estudantes são envolvidos, o que demonstra o sucesso da proposta”, afirmou.
Além da mostra estadual, o projeto contempla versões itinerantes em municípios do interior, ampliando o alcance e promovendo maior inclusão dos alunos das zonas mais afastadas. Veja abaixo o calendário das etapas regionais:
27/05/2025 – Senador Guiomard
03/06/2025 – Porto Acre
17/06/2025 – Plácido de Castro
08/07/2025 – Mâncio Lima
09/07/2025 – Cruzeiro do Sul
19/08/2025 – Sena Madureira
26/08/2025 – Brasileia/Epitaciolândia
09/09/2025 – Xapuri
23/09/2025 – Tarauacá
07/10/2025 – Porto Walter
A mostra Viver Ciência, surgiu em 2014 tem como finalidade fomentar a iniciação científica entre alunos da rede pública e fortalecer o intercâmbio entre escolas e centros de pesquisa. Na edição anterior, a programação mobilizou centenas de instituições de ensino e milhares de estudantes por todo o território acreano.