A Secretaria de Segurança Pública do Acre adquiriu o drone Harpia, um Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) de alta performance, desenvolvido pela empresa brasileira Advanced Technologies Security & Defense (ADTECH), localizada em São José dos Campos, SP. O drone será utilizado em diversas operações de monitoramento e patrulhamento.
O Harpia é equipado com antenas de transmissão de até 218 km de alcance e conta com uma câmera eletro-óptica e infravermelha/térmica de alta resolução, oferecendo monitoramento preciso e seguro. Este equipamento será utilizado em várias frentes, como vigilância de áreas afetadas por facções criminosas, fiscalização ambiental para combater queimadas, desmatamento ilegal e grilagem de terras, além de missões de patrulhamento de fronteiras no combate ao contrabando e tráfico de drogas. Sua tecnologia avançada também permite missões de busca e salvamento com detecção de sinais.

O equipamento estratégico poderá ser utilizado no combate à criminalidade em pontos cruciais do estado do Acre/ Foto: Reprodução
Este drone se destaca como o primeiro de sua categoria a ser certificado como Produto Estratégico de Defesa pelo Ministério da Defesa. Além disso, possui homologações da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), consolidando-se como uma ferramenta altamente eficaz, tanto no Brasil quanto no mercado internacional.
A aquisição do Harpia seguiu uma visita técnica realizada pelo Secretário de Segurança Pública do Acre, José Américo Gaia, e sua equipe, às instalações da ADTECH e ao centro de treinamento da empresa em Pindamonhangaba (SP).
Outro ponto notável do Harpia é seu sistema de lançamento inovador, que permite operações em diversos tipos de terreno, incluindo áreas alagadas, sem a necessidade de uma infraestrutura especializada. O pouso é realizado de forma segura, por meio de um paraquedas e um airbag, garantindo a proteção do equipamento.
Este drone será uma ferramenta estratégica no combate à criminalidade em locais chave do Acre, como o conjunto habitacional Cidade do Povo, onde recentemente circulou um comunicado, supostamente de uma facção criminosa, anunciando a suspensão de serviços essenciais. O comunicado indicava a interrupção de serviços como entregas de gás, água e transporte de táxi nas quadras 19 e 20 do conjunto, em uma tentativa de instaurar controle sobre a localidade.
Em entrevista ao AC24horas, o Secretário de Segurança, coronel José Américo Gaia, tranquilizou a população, afirmando que medidas estão sendo tomadas para impedir a concretização dessa ameaça. “Recebi o comunicado, mas isso não vai acontecer. A população pode ficar tranquila. Estamos tomando providências e realizando ações na Cidade do Povo. A região estava pacificada, mas estamos reforçando nossas ações”, afirmou Gaia. Ele também destacou que, desde a semana anterior, o governo já havia iniciado ações sociais na área, como o programa Juntos pelo Acre, para garantir a segurança e pacificação.
Ainda de acordo com Gaia, ações contínuas já estão sendo implementadas para garantir o controle da situação. “Não vamos permitir que isso aconteça. A ocupação da área já está em andamento e as ações de segurança serão intensificadas. A resposta já foi dada, e não vamos parar”, finalizou.
