Imagens de satélite mostraram construção de base naval em Qingdao, indicando aumento da frota de submarinos nucleares

Local seria usado para abrigar a frota de submarinos nucleares (Imagem: Reprodução/Alex Luck)

Bandeira da China

Tudo sobre China

Uma atualização das imagens captadas pelo Google Earth revelou a construção de uma base naval chinesa, de acordo com a revista Newsweek. O local seria usado para abrigar a frota de submarinos nucleares do país asiático.

As imagens de satélite foram feitas em Qingdao, na costa leste da China, mas a data não foi informada. É possível observar, pelo menos, seis submarinos no píer, além de uma embarcação em uma doca seca.

Desde 2009, a China construiu 12 submarinos movidos a reatores nucleares (Imagem: Reprodução/Alex Luck)

O que mostram as imagens da China

Em publicação no X, o analista naval australiano Alex Luck informou que cinco deles estavam armados convencionalmente, incluindo dois Tipo 091 e dois Tipo 093A, mas um não pôde ser identificado.

O único submarino chinês com mísseis balísticos nucleares Tipo 092 também apareceu na imagem. Um relatório publicado em março pela Federação de Cientistas Americanos informou que o Tipo 092 experimental está inoperante e foi substituído por seu sucessor mais avançado, o Tipo 094, como lembra a reportagem.

GE imagery update of Qingdao First Submarine Base, with several nuclear powered boats visible. Red Type 09I (likely training boats/MTS), green Type 09III(A), blue Type 09IV SSBN, yellow unidentified hull, 09IIIA or possibly 09IIIB, purple unidentified hull in dock. pic.twitter.com/CaWPOGCk9T

— Alex Luck (@AlexLuck9) April 11, 2025

Já o submarino não identificado na doca seca pode ser um barco em processo de desmantelamento. Isso porque, segundo o analista, a manutenção desse tipo de submarino é realizada regularmente em outro local.

Leia mais:

Desafiando o domínio naval dos EUA

  • A Marinha da China é a maior do mundo em número de embarcações, com mais de 370 em operação;
  • De acordo com o Pentágono, o país tem planos de expandir sua frota com mais 65 unidades até o fim deste ano e outras 80 na próxima década;
  • Desde 2009, a China construiu 12 submarinos movidos a reatores nucleares, incluindo dois de ataque, quatro com armamentos convencionais e seis capazes de lançar mísseis balísticos nucleares, segundo a revista;
  • No ano passado, a Marinha chinesa perdeu seu submarino Tipo 041, de ataque com propulsão nuclear, depois que a embarcação afundou em um estaleiro;
  • Ainda assim, o país realizou, recentemente, uma circunavegação naval sem precedentes na Austrália, com um contratorpedeiro, uma fragata e um navio de reabastecimento.
Submarino não identificado na doca seca pode ser um barco em processo de desmantelamento (Imagem: Alex Luck/Reprodução)

Ao mesmo tempo, os Estados Unidos posicionaram cinco submarinos com propulsão nuclear, com armas convencionais, na ilha de Guam, centro militar no Oceano Pacífico Ocidental, segundo a reportagem.

Bruna Barone

Colaboração para o Olhar Digital

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero

Rodrigo Mozelli

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.