Falta de morfina no Hospital do Câncer: Sesacre se pronuncia e anuncia nova licitação

Todos os pacientes foram atendidos com morfina injetável para controle da dor, afirma a unidade

A Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacom), localizada em Rio Branco, está enfrentando a falta de morfina oral. A Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) confirmou o problema por meio de uma nota oficial, explicando que a escassez do medicamento é resultado de questões relacionadas ao processo de licitação.

O Hospital do Câncer atende cerca e 600 pacientes por semana/ Foto: Juan Diaz/ContilNet

A secretaria informou que uma nova licitação já foi aberta para a aquisição do medicamento e que a entrega está sendo aguardada. A nota também esclareceu que, enquanto a situação não é regularizada, nenhum paciente ficou sem assistência, pois a unidade tem disponibilizado morfina injetável para o controle da dor.

“A gestão estadual reafirma o compromisso com a assistência oncológica e está tomando as providências necessárias para normalizar o fornecimento do medicamento o quanto antes”, destacou o texto, assinado pelo secretário Pedro Pascoal.

Veja abaixo a íntegra da nota:

“O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), esclarece que a falta temporária da morfina oral na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) ocorreu devido ao fracasso do medicamento na licitação.

Diante disso, a Sesacre imediatamente iniciou um novo processo de aquisição diretamente com o fabricante, e aguarda a entrega dos medicamentos. Importante ressaltar que nenhum paciente ficou desassistido, pois a morfina injetável segue disponível no hospital para garantir o controle da dor quando necessário, assim como outras alternativas terapêuticas para aqueles pacientes.

A gestão estadual reafirma seu compromisso com a assistência oncológica e está atuando para normalizar o abastecimento o mais breve possível.

Pedro Pascoal Duarte Pinheiro Zambon
Secretário de Estado de Saúde do Acre.”