Juruá Informativo

Era glacial misteriosa pode ter influenciado fim do Império Romano

Era glacial misteriosa pode ter influenciado fim do Império Romano

O Império Romano é um dos mais lembrados da história e os motivos de sua queda são discutidos até hoje. De acordo um novo estudo, uma era glacial pouco conhecida pode ter influenciado diretamente no destino dos romanos.

As conclusões fazem parte de uma análise feita em rochas com características incomuns. Elas foram identificadas na costa oeste da Islândia e teriam sido transportadas por icebergs oriundos da Groenlândia entre os anos 540 e 800 d.C.

Pequena Idade do Gelo Antiga

Pesquisadores da Universidade de Southampton, no Reino Unido, da Queen’s University, no Canadá, e da Academia Chinesa de Ciências explicam que esse período coincide com um evento de resfriamento climático extremo. Ele é conhecido como Pequena Idade do Gelo Antiga e foi exatamente quando ocorreu o colapso da potência da época.

Pedras incomuns foram identificadas na Islândia (Imagem: Christopher Spencer/Queen’s University)

A equipe sugere que a abrupta queda de temperatura pode ter sido um fator decisivo para a desestabilização de um império já enfraquecido por crises internas e externas. A nova pesquisa aponta ainda que a era glacial foi provavelmente desencadeada por três grandes erupções vulcânicas consecutivas.

As nuvens de cinzas lançadas na atmosfera teriam bloqueado a luz do Sol e provocado uma queda expressiva nas temperaturas globais. O estudo, publicado na revista Geology, afirma que as descobertas fortalecem “a hipótese de que um curto, porém severo, período de resfriamento pode ter precipitado uma série de migrações em massa que alteraram profundamente o cenário político e social da Europa”.

Rochas seriam originárias da Groenlândia (Imagem: Ross Mitchell/Academia Chinesa de Ciências)

Impacto das mudanças climáticas foi extremo para os romanos

Sair da versão mobile