Processo acusa a plataforma de mensagens de negligência na proteção de menores contra abusos e conteúdo impróprio
O estado de Nova Jersey abriu um processo contra o Discord, acusando a empresa de adotar práticas comerciais “enganosas e inconcebíveis” que colocam crianças em risco.
A ação, movida pelo procurador-geral nesta quinta-feira (17), afirma que a plataforma de mensagens falha em proteger usuários jovens contra violência e conteúdo impróprio.
Recentemente, policiais e promotores infiltrados descobriram uma série de crimes contra menores no Discord.
O que o processo alega
- Segundo o processo, as medidas do Discord para verificar a idade dos usuários são facilmente burláveis — bastando inserir uma data de nascimento.
 - Isso permite que crianças abaixo dos 13 anos, idade mínima para criar uma conta, acessem a plataforma com facilidade.
 - Além disso, configurações padrão permitem que qualquer amigo envie mensagens sem filtro, o que, combinado com a possibilidade de receber solicitações de estranhos, aumenta os riscos de exposição a conteúdo inapropriado.
 
Embora o Discord já tenha enfrentado críticas no passado, este é o primeiro processo movido por um estado norte-americano contra a empresa, e integra uma onda de ações judiciais contra plataformas digitais populares entre crianças e adolescentes.

Leia mais:
- Iniciativa une Roblox e Discord contra abuso infantil nas redes
 - Como apagar um servidor do Discord pelo PC ou celular
 - 5 truques para otimizar a qualidade de áudio do PC Windows
 
Discord se pronuncia sobre o caso
A empresa respondeu dizendo estar surpresa com a ação, destacando seus investimentos em segurança e mencionando um programa piloto que verifica identidade por imagem, lançado recentemente em países como Reino Unido e Austrália.
“O Discord se orgulha de nossos esforços e investimentos contínuos em recursos e ferramentas que ajudam a tornar o Discord mais seguro”, disse a porta-voz do Discord, Jillian Susi, ao The Verge.
“Dado nosso envolvimento com o gabinete do procurador-geral, estamos surpresos com o anúncio de que Nova Jersey entrou com uma ação contra o Discord hoje. Contestamos as alegações no processo e aguardamos ansiosamente para nos defender da ação no tribunal”, completou.
Colaboração para o Olhar Digital
Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.
Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.