Juruá Informativo

Ataques hackers disparam e Brasil se torna um dos principais alvos

Imagem: Novikov Aleksey/ Shutterstocl

Um novo relatório divulgado pela NETSCOUT SYSTEMS aponta que ataques DDoS foram o principal método utilizado por hackers no ano passado. Além disso, o trabalho destaca que estas ações têm relação direta com conflitos geopolíticos.

A empresa, que atua no desenvolvimento de soluções de cibersegurança, ainda afirmou que o Brasil foi o mais da América Latina mais visado pelos cribercriminoos. Foram meio milhão de ataques cibernéticos apenas no segundo semestre de 2024.

Aumento de cerca de 43% em relação ao ano passado

Em toda a América do Sul, foram registrados 1.066.035 ataques DDoS no período analisado pelo relatório.

O número representa um crescimento de 29,83% em relação ao primeiro semestre do mesmo ano.

Brasil é um dos principais alvos dos ataques (Imagem: PX Media/Shutterstock)

Apenas em território brasileiro foram 514.210 ações, contra 357.422 ataques do último relatório, do primeiro semestre de 2024. Isso quer dizer que houve um aumento de cerca de 43% no número de atividades virtuais criminosas.

As empresas de telecomunicações sem fio (exceto de satélite) foram as mais visadas, sofrendo 48.845 ataques. Outros alvos importantes foram as infraestruturas de computação e hospedagem, com 28.923 ataques, e o setor de transporte local de frete, com 11.697 incidentes.

Um ataque DDoS é uma investida cibernética para atingir os servidores de uma plataforma online e torná-la inacessível para os demais usuários (Imagem: Frame Stock Footage/Shutterstock)

Ferramenta usada na “guerra cibernética”

Sair da versão mobile