Usuários do WhatsApp enfrentaram dificuldades para utilizar o aplicativo na manhã deste sábado (12). Entre os principais problemas relatados estão falhas na conexão com os servidores, além de dificuldades para enviar mensagens — especialmente em grupos — e mídias como fotos e vídeos.
De acordo com a plataforma Downdetector, que monitora serviços online, os primeiros registros de instabilidade surgiram por volta das 7h18. O pico de reclamações aconteceu às 8h46, quando foram contabilizados 1.108 relatos. Após uma breve queda nos registros, o número voltou a subir por volta das 10h33, indicando que a falha persistia para parte dos usuários.
As queixas se espalharam rapidamente pelas redes sociais/ Foto: Reprodução
A instabilidade também teve reflexo no comportamento de busca dos internautas. Dados do Google Trends mostraram um aumento expressivo, de mais de 4.000%, na procura por termos como “WhatsApp caiu?”, “mensagem não foi enviada”, “WhatsApp com problemas” e “WhatsApp fora do ar”.
As queixas se espalharam rapidamente pelas redes sociais. No X (antigo Twitter), usuários comentaram a dificuldade de enviar mensagens tanto pelo celular quanto pelo WhatsApp Web, versão para navegadores. Até mesmo a versão empresarial do app, o WhatsApp Business, apresentou falhas. Aparentemente, o problema não ficou restrito ao Brasil, já que reclamações em diferentes idiomas sugerem que a pane pode ter sido global.
Até o momento, a Meta, empresa responsável pelo WhatsApp, ainda não se pronunciou oficialmente sobre a causa da instabilidade.