Uma série tomou conta dos streamings e se tornou viral após conquistar 100% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes, site que agrega críticas de cinema e televisão. Trata-se de 1923, spin-off de Yellowstone, produção do Paramount+.
A série foi dividida em duas temporadas e a segunda leva de episódios conquistou os avaliadores do site especializado. O drama criado por Taylor Sheridan conta a história da família Dutton nos primeiros anos do século mencionado. O enredo atravessa acontecimentos históricos como a Grande Depressão, Lei Seca e pandemias.
1 de 4
Série 1923, spin-off de Yellowstone
Reprodução
2 de 4
Série 1923, spin-off de Yellowstone
James Minchin III/Paramount+
3 de 4
Série 1923, spin-off de Yellowstone
James Minchin III/Paramount+
4 de 4
Série 1923, spin-off de Yellowstone
James Minchin III/Paramount+
Protagonizada por Helen Mirren (Cara Dutton) e Harrison Ford (Jacob Dutton), a série aborda os conflitos vividos pelos personagens em 1923 nos Estados Unidos, como as consequências da expansão territorial do país para o oeste.
A produção de oito episódios superou a marca de 17 milhões de espectadores na estreia da segunda temporada e está no topo da lista de mais vistas da Paramount+ desde fevereiro.
Leia também
Série tem avaliações controversas
Enquanto os críticos dão 100% de aprovação, os espectadores deram apenas 47%, uma nota baixa tendo em vista a comparação das porcentagens. Para o crítico Michael John Petty, da Collider, a série de faroeste é positiva porque “termina com grandes quantidades de derramamento de sangue e guerra”.
A crítica do FandomWire segue no mesmo caminho. “A segunda temporada de 1923 vale a pena assistir porque a série é cheia de magnetismo, escrita impecável, temas instigantes e narrativa genuinamente envolvente.”
Produções derivadas de Yellowstone
1923 é apenas mais uma das séries derivadas do universo Yellowstone. Além da nova queridinha da Paramount+, também existem outras produções, sendo todas do mesmo criador, Taylor Sheridan, que se inspiram nos acontecimentos da série inicial lançada em 2018.
1883, disponível na Netflix, traça a viagem da família Dutton desde o Tennessee ao Texas, ao Oregon e a Montana nos Estados Unidos pós-Guerra Civil. Aqui, vemos o patriarca da família, James Dutton (Tim McGraw) estabelecer o rancho e a emblemática propriedade em Montana.
1944, que foi anunciada pela Paramount, mas ainda não foi lançada, envolverá a família Dutton lidando com os horrores e impactos da Segunda Guerra Mundial, enquanto tenta expandir o rancho no Parque Yellowstone.
The Madison, por sua vez, estreia neste ano e deixa a família Dutton de lado para focar em Stacy Clyburn. Ela é uma matriarca que decide mudar com a família de Nova York para a região do vale do rio Madison, em Montana.
A última produção de Sheridan é 6666. Ela se refere ao Four Sixes Ranch, localizado no oeste do Texas, onde se passará toda a história, e não tem data de estreia prevista.
Taylor Sheridan interpreta dois personagens no universo de Yellowstone
Taylor Sheridan interpreta dois personagens diferentes nas séries de sucesso Yellowstone e 1883. As tramas, das quais ele é o criador e diretor, fazem parte do mesmo universo ficcional.
Na primeira, o ator dá vida a Travis Wheatley, um veterano treinador de cavalos e competidor de rodeio. O personagem aparece de tempos em tempos no rancho Dutton a pedido de John Dutton, interpretado por Kevin Costner. Assim como o próprio Sheridan, Travis é um cavaleiro habilidoso, que cresceu no mundo do rodeio.
O diretor chegou a dizer ao portal Screen Rant que a decisão de interpretar Travis veio após tentativas sem sucesso de achar um ator com experiência necessária para tornar o personagem crível.
Travis passa a aparecer mais na série na quarta temporada. É ele quem leva Jimmy (Jefferson White) para o rancho 6666 — propriedade que, na vida real, pertence ao próprio Sheridan — depois que John Dutton decidiu que ele precisava aprender o que significa ser “um cowboy de verdade”.