Por que católicos não comem carne na Semana Santa? Padre explica significado do costume

O sacerdote explicou o significado desse costume, que tem adesão não só da comunidade católica, mas também de muitos cristãos

A Semana Santa, um dos períodos mais importantes da igreja católica, tem início no próximo Domingo de Ramos (13) e vai até o domingo seguinte (20), data em que é celebrada a páscoa. Um dos principais costumes ainda mantidos pelos fiéis neste momento é o de não comer carne vermelha, mas o que explica esse costume?

O ContilNet conversou com o reitor da Catedral Nossa Senhora de Nazaré, no Centro da capital acreana, padre Manoel Costa, que explicou o significado desse costume, que tem adesão não só da comunidade católica, mas também de muitos outros cristãos.

Padre Manoel Costa/Foto: ContilNet

“Na verdade isso é um costume, é um princípio para nos ajudar. A quaresma são 40 dias e é um tempo de preparação para a Semana Santa. Para o cristão a Semana Santa é o fundamento da nossa fé, então exige uma grande preparação. E aí durante a quaresma tem três práticas que querem nos preparar. Que é oração constante, penitência e caridade. Então o costume de não comer carne, de comer peixe, está dentro da dimensão do jejum, da penitência e da abstinência”, explicou.

De acordo com o sacerdote, o ato de não comer carne vermelha na Semana Santa é um ato de solidariedade pela morte de Jesus Cristo.

De acordo com o sacerdote, o ato de não comer carne vermelha na Semana Santa/ Foto: Reprodução

“É um ato de comunhão solidária com os sofrimentos do Senhor. Então nós renunciamos a alguma coisa que gostamos para manifestar a renúncia de Jesus e da sua própria carne por amor de cada um de nós. A quaresma inteira é um tempo de preparação. Mas os dias de jejum e abstinência de carne é somente nas quartas-feiras e as sextas-feiras. Teve um período mais relacionado à Idade Média que de fato esse jejum eram de fato 40 dias. Mas a evolução e o entendimento melhor fez-nos compreender que as quartas-feiras e as sextas-feiras são os dias que atualmente a igreja nos orienta a jejum e a abstinência”, esclareceu.

VEJA VÍDEO: 

@2024 – Todos os direitos reservados. Hospedado e desenvolvido por RJ Sistemas