A Polícia Civil do Acre, por meio da Delegacia Geral de Marechal Thaumaturgo, deflagrou na última quarta-feira (09) uma operação com o objetivo de coibir a atuação de um grupo de adolescentes ligados a uma facção criminosa no município. A ação resultou na apreensão de quatro menores infratores, dois homens e duas mulheres envolvidos em diversos crimes, como furtos qualificados, tráfico de drogas, tortura, invasão de domicílios e ameaças a moradores da cidade.

A Polícia Civil afirma que as investigações continuam com o intuito de desarticular completamente a atuação de facções criminosas: Foto/Reprodução
De acordo com o delegado Marcílio Laurentino, responsável pela operação, na residência de uma das adolescentes, apontada como a responsável pela disciplina da facção, foram encontrados cerca de 200 gramas da droga conhecida como “skunk”, além de embalagens, apetrechos para o preparo da substância e aparelhos celulares.
Durante o interrogatório, os dois adolescentes do sexo masculino confessaram participação em furtos ocorridos em comércios locais, incluindo uma loja de roupas e outra de celulares. Um dos celulares furtados foi recuperado em posse de um dos jovens.
Um dos episódios mais graves atribuídos ao grupo aconteceu no dia 19 de março deste ano, quando os adolescentes invadiram a residência de uma mulher indígena, acusando-a de ser informante da polícia. Eles tentaram levá-la para aplicar uma “disciplina” da facção, mas foram impedidos por moradores da comunidade. A ação causou grande comoção: uma mulher grávida, que presenciou o ocorrido, entrou em trabalho de parto antecipado e precisou ser atendida às pressas na unidade mista de saúde do município.
Por decisão do juiz da Vara da Infância e da Juventude de Cruzeiro do Sul, Dr. Luís Fernando Rosa, os adolescentes homens serão encaminhados para Cruzeiro do Sul, enquanto as adolescentes serão transferidas para Rio Branco. Todos permanecerão internados provisoriamente por um período de 45 dias.
A Polícia Civil afirma que as investigações continuam com o intuito de desarticular completamente a atuação de facções criminosas na região e garantir a segurança da população de Marechal Thaumaturgo.
FOTOS E VÍDEO: