Acre está em quarto lugar dos estados do Brasil que mais buscaram créditos no início deste ano

Estados do Norte lideram procura, maioria são de renda mensal de até um salário mínimo

Segundo o Indicador de Demanda dos Consumidores por Crédito da Serasa Experian divulgado recentemente, a parcela da população brasileira com renda mensal de até um salário mínimo foi a que mais buscou recursos financeiros via crédito no início deste ano.

Acre está em quarto lugar dos estados do Brasil que mais buscaram créditos no início deste ano. Foto: Reprodução

A alta no período foi de 4,7%, e o setor foi impulsionado pela faixa da população com menor poder aquisitivo, que aumentou em 11,9% sua demanda por crédito.

Os dados destacam ainda que os que recebem entre cinco e dez salários mínimos registraram a maior retração no período (-4,8%).

No recorte por estados da federação, a população do Amazonas foi a que mais procurou pelos recursos, com alta de 22,5%, seguida por Pará (16,5%), Roraima (15,0%), Acre (12,8%) e Rondônia (10,5%). No total, 23 estados tiveram aumento na procura por crédito.

A economista da Serasa Experian, Camila Abdelmalack, avaliou que o aumento da demanda por crédito entre consumidores de baixa renda pode estar relacionado ao custo de vida elevado e à necessidade de complementar o orçamento. Por outro lado, entre as faixas de renda mais altas, observou-se uma retração de 4,8% na procura por crédito, indicando um comportamento mais cauteloso diante do cenário econômico.

Esses dados revelam uma tendência crescente na procura por crédito no Acre, especialmente entre os consumidores de menor poder aquisitivo, que refletem as dinâmicas econômicas atuais e as necessidades financeiras da população local.

 

@2024 – Todos os direitos reservados. Hospedado e desenvolvido por RJ Sistemas