Prefeitos do interior do Acre e técnicos da Prefeitura de Rio Branco estão em Santa Catarina conhecendo soluções sustentáveis para resíduos sólidos. A agenda, organizada pela diretoria da Associação dos Municípios do Acre (Amac), começou no dia 16 e vai até amanhã, quarta-feira (19). O evento, promovido pelo Consórcio Intermunicipal de Coleta, Destinação e Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos das Regionais do Acre (Cinreso/AC), tem como objetivo conhecer e debater soluções inovadoras para a gestão de resíduos sólidos, com foco em sustentabilidade e eficiência.
O prefeito de Rio Branco e presidente da Amac, Tião Bocalom (PL), que deveria participar do evento, não pôde embarcar por causa da enchente do rio Acre, que já desabrigou milhares de famílias na capital.
A Prefeitura de Rio Branco está representada no evento pela secretária municipal de Meio Ambiente, Flaviane Stedille. Ela destacou que a iniciativa de Santa Catarina, se aplicada em municípios acreanos, pode trazer, além de inovação e cuidados com o meio ambiente, a redução de gastos públicos.
“Trata-se de uma experiência muito importante. O prefeito Tião Bocalom já conhecia e fez questão de nos proporcionar essa experiência, estendendo o convite aos demais prefeitos. É uma tecnologia testada e validada, o que nos passa respaldo e segurança para aplicá-la no nosso município. Isso pode trazer, além da inovação, otimização nos gastos públicos”, disse a secretária.
O diretor-executivo do Cinreso/AC, Emerson Leão, que participa do evento, destaca a forma como Santa Catarina trata esses resíduos e mostra entusiasmo ao falar sobre como essas inovações podem ser aplicadas no Acre.
“Estamos em uma localidade que há 20 anos trabalha de forma inovadora, onde os resíduos são transformados em telhas, tijolos e outros materiais de grande utilidade. Essa visita técnica é uma iniciativa do prefeito e presidente da Amac, Tião Bocalom, que tem como objetivo não apenas inovar em Rio Branco, mas também garantir que esse avanço chegue a todo o Acre. Estamos aqui para aprender e trazer essas soluções sustentáveis para o nosso estado, beneficiando todos os municípios e contribuindo para um futuro mais limpo e eficiente”, disse.
A agenda, organizada pela diretoria da Associação dos Municípios do Acre (Amac), começou no dia 16 e vai até amanhã, quarta-feira (19)/Foto: ContilNet
Participaram também prefeitos de outros municípios do Acre:
- Antônio Padeiro (Bujari)
- Olavinho Boiadeiro (Acrelândia)
- Carlinhos do Pelado (Brasiléia)
- Vice-prefeito Sérgio Mesquita (Epitaciolândia)
- Rosana Gomes (Senador Guiomard)
- Valdélio Furtado (Marechal Thaumaturgo)
- César Andrade (Porto Walter)
- Naudo Ribeiro (Jordão)
- Camilo Silva (Plácido de Castro)
O prefeito Tião Bocalom enviou uma mensagem ressaltando a importância do encontro e o compromisso da gestão municipal com a sustentabilidade:
“Lamento não poder estar presente nesta importante visita técnica, mas a situação em Rio Branco exige que eu esteja à frente das ações de apoio às famílias afetadas pelas enchentes. No entanto, quero reforçar o nosso compromisso com a busca por soluções sustentáveis para a gestão de resíduos sólidos. Acreditamos que é possível conciliar o desenvolvimento urbano com a preservação ambiental, e essa visita técnica é um passo importante nessa direção. Aprendendo com experiências de sucesso, como as que estão sendo apresentadas em Santa Catarina, poderemos implementar políticas públicas que beneficiem toda a população de Rio Branco.”


