Operação desmantela braço financeiro do tráfico no Acre e apreende carros de luxo

Fase da operação visa desarticualar a gestão dos recursos, com prisão de suspeito e apreensão de drogas e insumos.

Aconteceu na manhã desta quarta-feira, (19), a terceira fase da operação “Muares”, realizada pela Delegacia de Repressão ao Narcotráfico (Denarc), que resultou na apreensão de veículos de luxo e na prisão de um suspeito, além do desmantelamento de mais de R$ 1,5 milhão em transações ilícitas.

Apreensão de drogas na Operação Muares III / Foto: Cedida

Durante a ação, que focou na desarticulação do braço financeiro de uma organização criminosa ligada ao tráfico internacional de drogas no Acre, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Rio Branco e Assis Brasil. O objetivo principal dessa fase foi desmantelar a rede financeira responsável pela gestão dos recursos obtidos com o tráfico, onde o desdobramento das investigações iniciadas em janeiro de 2024, levaram à apreensão de quatro quilos de drogas com destino ao Estado de Goiás.

Nas fases anteriores, mais de dez mandados foram cumpridos, resultando em seis prisões preventivas e a apreensão de grandes quantidades de entorpecentes e insumos para a produção e embalagem de drogas.

A Delegacia Especializada em Investigações Criminais (DEIC) informou que o grupo movimentou cerca de R$ 1,5 milhão, utilizando veículos de luxo para suas transações. Seis veículos, incluindo uma caminhonete SW4, possivelmente clonada, foram apreendidos.

Além dos veículos, foram confiscados celulares e anotações que podem ser fundamentais para futuras investigações e para a identificação de produtores de drogas. Dr. Pedro Paulo Buzolin, delegado coordenador da DEIC, destacou que a operação continua com foco no desmantelamento total da organização criminosa. “Estamos avançando na neutralização dos envolvidos, atacando tanto os responsáveis pela distribuição quanto os financiadores do tráfico”, afirmou Buzolin.