O nível do Rio Madeira segue subindo no estado de Rondônia e já ultrapassou os 16 metros, fazendo com que as águas se aproximem perigosamente da BR-364, estrada essencial que conecta o Acre ao restante do Brasil. Imagens aéreas da região mostram um trecho da rodovia cercado pela água, com a via ainda não inundada devido às obras de alteamento realizadas após a cheia histórica de 2014.

Imagens aéreas mostram a BR cercada pelas águas/ Foto: Reprodução
Essas obras, que elevaram a estrada em até dois metros, visam aumentar a segurança do tráfego. O trabalho de alteamento foi realizado pela Usina Santo Antônio Energisa, em um trecho de 3,5 km, localizado em Jaci-Paraná.
A Defesa Civil de Rondônia alertou que o nível dos rios no estado deve continuar a subir até o início de abril, o que aumenta as preocupações com o avanço das águas.
A Polícia Rodoviária Federal de Rondônia (PRF) também emitiu um aviso para os motoristas, destacando pontos de alagamento na BR-425 e recomendando que veículos de pequeno porte evitem transitar entre Nova Mamoré e Guajará-Mirim devido ao risco de inundação.