Materiais para a reconstrução da ETA II chegam à Prefeitura de Rio Branco

Investimento federal de quase R$ 6 milhões, solicitado em abril do ano passado, financia a compra

Na última quarta-feira (26), a Prefeitura de Rio Branco recebeu duas das quatro carretas carregadas com tubos de Polietileno de Alta Densidade (PEAD), materiais que serão utilizados para a revitalização da Estação de Tratamento de Água (ETA) II. A aquisição é parte de um investimento federal que soma quase R$ 6 milhões, um recurso emergencial que foi solicitado em abril do ano passado, após a decretação de emergência na cidade.

A expectativa é que a reconstrução possa resolver o problema do abastecimento de água na capital/ Foto: Marcos Araújo, Secom

Com a chegada dos materiais, a Prefeitura, por meio do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), começará na próxima segunda-feira (31) a instalação dos novos tubos. A medida tem como objetivo redirecionar a captação para a ETA II, o que vai ajudar na regularização do abastecimento de água em Rio Branco.

O diretor-presidente do Saerb, Enoque Pereira, destacou que a substituição dos equipamentos antigos irá minimizar os problemas recorrentes, proporcionando maior estabilidade no sistema. “Os materiais anteriores tinham mais de 20 anos de uso e frequentemente causavam interrupções no fornecimento de água. Com a nova instalação, esperamos garantir entre 5 e 10 anos de estabilidade, oferecendo um abastecimento mais contínuo e de qualidade à população”, afirmou Pereira.