Mailza inclui 10 cidades do Acre no decreto de emergência devido à cheia dos rios

O documento estabelece que os municípios mais afetados devem receber apoio da Defesa Civil Estadual para minimizar os impactos das enchentes

A vice-governadora Mailza Assis atualizou o decreto de emergência por conta das cheias dos rios em todo o Acre e acrescentou 10 municípios à lista. A atualização foi publicada na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (18).

Os municípios inseridos foram Feijó, Tarauacá, Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves, Marechal Thaumaturgo, Porto Acre, Rio Branco, Plácido de Castro, Mâncio Lima e Santa Rosa do Purus.

Bairros afetados pelo Rio Acre/Foto: Reprodução

O governo do Acre decretou situação de emergência em razão do aumento do nível dos rios Acre, Juruá e Purus, que ultrapassaram as cotas de transbordamento. A medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE) de segunda-feira (10) e tem validade de 180 dias.

O documento estabelece que os municípios mais afetados devem receber apoio da Defesa Civil Estadual para minimizar os impactos das enchentes. A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) acompanha as condições hidrometeorológicas em tempo real, enquanto a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH) presta suporte às famílias atingidas, e o Corpo de Bombeiros Militar (CBMAC) atua na resposta a desastres relacionados a emergências sociais e ambientais.