Em 2024, o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) registrou 3.247 queixas de consumidores contra empresas no Acre. O levantamento, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) na última sexta-feira (14), revelou que aproximadamente 32% das reclamações foram resolvidas. O setor bancário ocupa a maior parte da lista, embora a concessionária de energia elétrica do estado seja a principal responsável pelas queixas.

Procon divulga lista de empresas com mais reclamações em 2024
O total de empresas mencionadas na pesquisa chega a 727, sendo que algumas instituições podem aparecer mais de uma vez devido a diferentes filiais, matrizes ou marcas sob a mesma administração.
Segundo o Procon, a divulgação do ranking é feita anualmente e, em 2024, houve uma redução de cerca de 40% no número de reclamações em comparação com 2023, quando o total foi de 5.580 queixas.
A presidente do Procon, Alana Albuquerque, explicou ao G1 que o objetivo dessa publicação é orientar as ações do órgão com base nas principais demandas da população, além de prevenir situações repetitivas de descumprimento dos direitos dos consumidores.
Ela também destacou que, com esses dados, é possível sensibilizar o público e entender como as empresas lidam com os direitos dos consumidores, o que pode influenciar nas escolhas de compra de produtos e serviços.
O ranking completo está disponível no Diário Oficial. Abaixo, veja as 10 empresas mais reclamadas, incluindo os números de solicitações atendidas e não atendidas.
As empresas mencionadas se manifestaram por meio de nota, afirmando que estão investindo na melhoria de seus serviços para melhor atender os consumidores. A Energisa, que ocupa a primeira posição da lista, também foi a companhia que mais resolveu queixas, embora seu índice de atendimento represente apenas 22,2% do total de reclamações registradas.
CONFIRA: