A Latam Airlines, em colaboração com a Vinci Airports, anunciou na segunda-feira (31) o lançamento de uma nova rota direta entre Rio Branco e Guarulhos (SP). O evento de inauguração aconteceu no Aeroporto Internacional de Rio Branco, com a presença de representantes das empresas envolvidas e de autoridades políticas do Acre. Eduardo Macedo, gerente de Assuntos Públicos da Latam, ressaltou a importância dessa nova ligação aérea para o crescimento econômico da região, que enfrentou dificuldades no transporte aéreo nos últimos anos.
“Esta rota, que complementa a já existente com Brasília, abre novas oportunidades para o Acre. Ela conecta o estado a mais de 50 aeroportos em todo o Brasil e a mais de 20 destinos internacionais. Com nossas parcerias, esse número chega a 90, o que fortalece a economia local ao conectar o Acre ao Brasil e ao mundo”, afirmou Macedo.

Convidados do dispositivo de honra durante solenidade de abertura do voo/ Foto: ContilNet
A nova rota também está alinhada com as políticas de incentivo à aviação na Amazônia Legal, como a recente lei do senador Alan Rick, que subsidia o custo do querosene de aviação (QAV) para estados do Norte, incluindo Acre, Mato Grosso e Maranhão. “Essa redução nos custos permitirá que as empresas ofereçam passagens mais baratas, beneficiando diretamente os consumidores. Também estamos trabalhando para aumentar a conectividade, com novas rotas como Rio Branco-Cruzeiro do Sul e possíveis conexões com o Peru”, explicou o senador.
O setor de turismo deve ser um dos principais beneficiados com a nova rota. O secretário de Turismo do Acre, Marcelo Messias, afirmou que a conexão direta facilitará a chegada de turistas ao estado e aumentará a participação do Acre em feiras de turismo, tanto nacionais quanto internacionais. “São Paulo é um dos maiores polos turísticos e econômicos do mundo, e essa nova rota amplia as possibilidades para os acreanos e para os visitantes. Isso vai impulsionar o turismo de negócios, cultural e de compras”, disse Messias.
Os setores turístico e comercial do estado do Acre deverão ser beneficiados com a retomada do voo/ Foto: ContilNet
De acordo com Marcus Campus, gerente de negócios aéreos da Vinci Airports, espera-se que o movimento de passageiros no Aeroporto de Rio Branco cresça 20% em 2025, seguindo a tendência de aumento registrada nos últimos anos. Ele também destacou a melhoria na disponibilidade de voos diurnos, o que atende a uma demanda histórica da população acreana.
“Nossa expectativa para este ano é um crescimento de 20% em relação ao ano passado, e em 2024 já observamos um aumento de 20% comparado a 2023. Além disso, conseguimos trazer os voos para Cruzeiro do Sul para o período diurno, resolvendo problemas com condições meteorológicas adversas durante a madrugada. Agora, temos três voos diurnos para Porto Velho, Cruzeiro do Sul e o novo voo para São Paulo. A população do Acre merece as mesmas condições de voo que os moradores do Sul do Brasil”, ressaltou Campus.