Juruá Informativo

Foto tirada pelo Blue Ghost pode solucionar mistério da Lua

Foto do pôr do sol lunar feita pelo módulo Blue Ghost (Imagem: Firefly Aerospace/Reprodução)

Como você vem acompanhando no Olhar Digital, a empresa privada Firefly Aerospace pousou seu módulo Blue Ghost na Lua no início deste mês. A máquina foi desligada no início da noite lunar, mas, antes disso fez registros impressionantes da pôr do sol no satélite natural.

As imagens serão analisadas por especialistas e poderão ajudá-los a identificar o “brilho do horizonte” da Lua, um fenômeno que intriga a comunidade científica.

Módulo não foi projetado para aguentar o frio da noite lunar e teve que ser desligado (Imagem: Firefly Aerospace)

Blue Ghost fez registros impressionantes na Lua

Com o Blue Ghost, a Firefly Aerospace se tornou a primeira empresa privada a pousar uma nave espacial na Lua. O módulo lunar chegou em Mons Latreille, uma formação vulcânica dentro da região de Mare Crisium, em 2 de março e fez registros impressionantes.

No dia 16, a noite lunar chegou e a nave foi desligada. Antes disso, tirou fotos do pôr do sol lunar.

Uma das imagens (esta que você vê abaixo) mostra o Sol logo acima do horizonte da Lua, dando a impressão de estar esverdada. Também é possível ver dois outros objetos no céu escuro. Segundo o site Science Alert, o clarão à esquerda da imagem é a Terra. Já o ponto branco à esquerda é Vênus.

Foto do pôr do sol lunar feita pelo módulo Blue Ghost (Imagem: Firefly Aerospace/Reprodução)

Joel Kearns, parte da Diretoria de Missões Científicas da NASA, revelou que especialistas estão analisando todas as imagensEles estão em busca de algo específico: o “brilho do horizonte” da Lua.

Mistério lunar pode ser solucionado

Kearns ainda explicou que os cientistas vão comparar os registros com outros equipamentos do módulo lunar, em busca de mais detalhes, como informações do campo eletromagnético e radiação. As descobertas poderão ajudar a refinar teorias já existentes sobre o mistério do “brilho do horizonte” da Lua.

Sair da versão mobile