Juruá Informativo

Como melhorar no CS2? 10 dicas que vão fazer seus stats voarem no jogo

Use o bind para trocar de mão no Counter-Strike 2 — Foto: Reprodução/Steam

Counter-Strike 2 (CS2) exige muito mais do apenas uma boa mira para ser um bom jogador. Para ter sucesso nas partidas do FPS desenvolvido pela Valve também é necessário ter conhecimento tático, ser comunicativo com a equipe e desenvolver uma boa movimentação. Porém, muitos jogadores têm dificuldade em quesitos importantes no game, o que pode diminuir o ritmo da sua evolução. O primeiro passo para melhorar no CS2 é entender que você terá que dedicar parte do tempo aos estudos e treinamentos, o que pode ser um desafio, já que jogar é bem mais divertido.

Vale lembrar que ter uma boa saúde física e mental é fundamental para ter um bom desempenho dentro de qualquer jogo, portanto, fazer exercícios regularmente, comer bem e ter boas noites de sono vão te ajudar bastante. A partir daí sua curva de evolução estará diretamente ligada à dedicação: quanto mais você se esforçar, mais seus stats vão subir. Pensando nisso, o TechTudo preparou um guia com 10 dicas para destravar sua gameplay e fazer você melhorar de vez no CS2.

Use o bind para trocar de mão no Counter-Strike 2 — Foto: Reprodução/Steam
Use o bind para trocar de mão no Counter-Strike 2 — Foto: Reprodução/Steam

Como melhorar no CS2? 10 dicas que vão fazer seus stats voarem no jogo

  1. Treine sua mira
  2. Ajuste suas configurações
  3. Pratique o Counterstrafing
  4. Compreenda os mapas
  5. Sempre comunique-se com sua equipe
  6. Aprenda a gerir a economia
  7. Atente-se aos detalhes durante as partidas
  8. Saiba seu papel na equipe
  9. Conheças as principais táticas
  10. Assista os profissionais

1. Treine sua mira

Por mais que não seja o único ponto necessário para ser um grande jogador, ter uma boa mira com certeza é um dos mais importantes, já que situações de confronto são praticamente inevitáveis. Geralmente, a maior dificuldade dos players está em dominar o recuo das armas durante o spray, principalmente o dos rifles. Acontece que o recuo de cada arma é padronizado e eles foram catalogados em fóruns na internet, como no exemplo da imagem abaixo. O primeiro passo para melhorar o controle de mira é estudar esses padrões.

O recuo de cada arma no CS2 é padronizado e todos foram catalogados em fóruns na internet — Foto: Reprodução/Overgear

Após estudar a parte teórica, você deve praticar. Para isso, existem salas dentro do jogo que podem ser acessadas através do seguinte caminho: Jogar > Mapas da Oficina > Acessar mapas. Após isso, você será redirecionado a Steam e lá estarão disponíveis diversos mapas de treino para os mais variados fins. Porém, como você está procurando um para praticar a mira, busque por aqueles que começam com “Aim”, como o Aim Labs.

Nesses mapas você também pode treinar outro aspecto muito importante na mira: o tempo de reação. Ele é fundamental no uso de armas como a Deagle e a AWP, que apesar de darem um dano absurdo em casa tiro, tem uma cadência muito baixa, o que torna o combo de agilidade e precisão fundamentais.

2. Ajuste suas configurações

Durante a prática dos tiros, você pode sentir que sua mira está se movendo muito rapidamente ou muito lentamente. Para consertar isso, acesse as configurações do game, clique na aba “mouse e teclado” e regule a sensibilidade do mouse até encontrar um padrão confortável. Aproveite para passar por todas as opções ajustáveis e modifique-as de acordo com sua preferência. Todos os pontos são importantes, desde a configuração visual (como frequência de atualização e sincronização vertical) até a escolha da função de cada tecla durante as partidas.

Aba de configurações de mouse e teclado no menu de CS2 — Foto: Reprodução/Matheus Azevedo

Além disso, configure algumas binds para ajudar a melhorar sua gameplay, como a de jumpthrow, a de alinhar as smokes, a de pular no scroll e a drop bomb. Elas são importantes para encurtar processos e ganhar tempo durante as partidas, já que geralmente elas combinam ações diferentes numa única tecla, o que garante alguns segundos de vantagem e uma sincronia perfeita. Num jogo que cada instante pode ser decisivo, essa é uma ferramenta que com certeza vai ajudar na sua gameplay.

3. Pratique o counterstrafing

Por mais que o nome assuste, counterstrafing nada mais é do que uma técnica de movimentação que faz com que o seu personagem pare de andar mais rapidamente. Se aprimorar nisso é importante porque enquanto o personagem está se movimentando, ainda que de maneira mínima, sua mira fica mais espalhada e consequentemente menos precisa. O ponto é que mesmo após você soltar o botão de andar, o boneco leva um breve instante para parar de se mover totalmente, o que pode ser fatal durante um duelo.

Aplicar a técnica é bem simples, basta você pressionar rapidamente o botão contrário do movimento que estava sendo feito para seu personagem parar mais depressa. Por exemplo, se você estiver apertando a tecla “d” e o seu personagem estiver indo para a direita, solte a tecla e aperte a tecla “a” para ele ir na direção contrária e frear com mais rapidez. Dedique um tempo para praticar o movimento nas salas de treinamento da oficina, até que sua memória muscular se consolide e você consiga realizá-lo de maneira natural.

4. Compreenda os mapas

Counter-Strike (CS2) tem ao todo oito mapas principais que são usados no modo competitivo: Dust, Mirage, Nuke, Vertigo, Train, Ancient, Overpass e Inferno. Além deles, temos os mapas reserva: Cache, Anubis e Tuscan, que não são usados nos campeonatos profissionais, mas são populares entre os players casuais, cada um deles têm suas peculiaridades. Conhecer o layout de todos eles é muito importante para, por exemplo, saber onde são os melhores locais para lançar os itens utilitários como granadas, molotovs e smokes, de maneira mais eficaz.

Todos os mapas competitivos e casuais disponíveis para treinamento no CS2 — Foto: Reprodução/Matheus Azevedo

Outra vantagem de estudar sobre os mapas é a de garantir mais agilidade no callout, que é a comunicação de locais específicos que servem como referência em cada mapa, como a janela de Mirage ou os túneis de Ancient. Com isso, sua noção de jogo atingirá outro nível, te deixando capaz de montar estratégias em questões de segundos apenas usando o conhecimento de mapa, montando rotas de movimentação que evitem os inimigos, ou até mesmo que os pegue de surpresa.

5. Sempre comunique-se com sua equipe

Por jogadores profissionais protagonizem clutches em situações de 1 vs 5, você não deve se iludir de que é capaz de fazer tudo sozinho. CS2 é um jogo extremamente coletivo e o sucesso da sua equipe vai depender da qualidade da comunicação entre vocês. Não é preciso falar sobre cada passo que você dá, apenas seja rápido, claro e objetivo sobre assuntos pertinentes, como a localização dos inimigos e da bomba, ou a tática que será utilizada, por exemplo. Estando com a comunicação em dia, você verá que os ataques e defesas serão bem mais efetivos.

Da mesma forma que é importante que você se comunique, é necessário que seus colegas de equipe façam o mesmo, portanto não se intimide em cobrá-los para isso. Entretanto, você deve se lembrar de ser sempre respeitoso, evitando xingamentos e acusações que podem acabar em discussões que vão prejudicar a moral do time, além de atrapalhar a concentração de todos.

PGL CS2 Copenhagen Major 2024 — Foto: Divulgação/Stephanie Lindgren/PGL

6. Aprenda a gerir a economia

Um dos pilares da tática desde os primórdios de Counter-Strike é a gestão econômica, que dita o quão bem equipada a equipe vai estar e qual estratégia será usada no round a partir disso. Isso acontece porque a cada rodada os jogadores ganham uma determinada quantia em dinheiro, devido ao seu desempenho e aos objetivos alcançados, e na rodada seguinte eles usam esse dinheiro para comprar as armas, utilitários e coletes.

O ponto é que você deve aprender a ter controle financeiro, entendendo o momento da partida. Por exemplo, é comum que um time com pouco dinheiro no caixa escolha uma rodada com um limite de gastos na compra do equipamento para acumular mais dinheiro pro próximo round. Nesse caso, os jogadores devem adotar uma postura mais conservadora durante a partida já que eles estão com armas ruins e isso é uma desvantagem importante. A gestão de economia envolve diversas outras possibilidades, portanto estudá-la com certeza vai agregar na sua gameplay.

7. Atente-se aos detalhes durante as partidas

Concentração é um dos pilares de um bom jogador no CS2. Evite conversas paralelas na call, desligue o celular, tranque a porta do quarto e mantenha-se longe de distrações. Isso tudo porque durante as partidas algumas situações exigem um foco acima do comum, como no momento de ouvir a movimentação dos inimigos ou mentalizar a localização de todos no mapa. Tudo acontece rapidamente e uma fração de segundo pode determinar quem vence ou perde a partida.

Além disso, cometer erros em alguns detalhes bobos como não recarregar a arma, comprar algum item errado, perder a janela de compra na loja, não manter a mira no nível da cabeça dos personagens e não lançar corretamente os utilitários, acabam minando seu desempenho. Todos esses fatores podem ser decisivos durante cada round e para aumentar a sua porcentagem de vitórias, é importante que você se mantenha ligado para não passar por esse tipo de situação.

8. Saiba seu papel na equipe

Nas partidas em alto nível, cada player da equipe, tanto terrorista quanto contra-terrorista, tem uma função específica para desempenhar. Ao todo são cinco funções principais no CS2:

  • Líder: responsável pelas principais decisões do time, geralmente o membro mais experiente da equipe;
  • AWPer/sniper: atirador de elite, como o próprio nome diz carrega uma AWP para finalizar os inimigos a distância. Exige uma mira acima da média;
  • Furtivo: elemento surpresa da equipe, tem liberdade de se movimentar e se aproveitar do caos para pegar os inimigos distraídos;
  • Suporte: é o salva-vidas da equipe, já que tem que dar cobertura a todos, garantindo os utilitários e dando suporte nos combates;
  • Fragger: responsável por tomar a frente nas trocas de tiro, tem que ser agressivo mas também saber a hora certa de agir. Junto com o AWPer, é uma das funções mais visadas do game.

Pesquise a fundo quais as outras atribuições de cada posto e veja qual se encaixa melhor no seu estilo de gameplay. Assim que estiver clara qual a sua função, combine com seu time para que você possa exercê-la. Apesar de ser bom se especializar em um cargo, também é indicado que você saiba jogar minimamente bem em todos os outros, pois é possível que quando você jogar com equipes aleatórias, você caia com jogadores que gostam da mesma posição e a fazem melhor que você.

Binds CS2: como fazer jumpthrow, pular no scroll, trocar de mão e mais — Foto: Reprodução/Steam

9. Conheças as principais táticas

Das básicas às avançadas, existem táticas de jogo tanto para quando se joga de terrorista quanto de contra-terrorista. Podemos dividi-las entre aquelas que são planejadas antes do início do round e colocadas em ação logo no começo, e as que surgem como readaptação quando algo dá errado durante a partida. Você deve entender que todas as tomadas de decisão devem ser pensadas, analisando a situação do jogo de maneira completa: quanto dinheiro a equipe tem, em qual round está, quão bons são seus parceiros e inimigos, principalmente o que está o que não está funcionando.

Ponto de mira e local de explosão da smoke na Janela do Mirage, no CS2 — Foto: Reprodução/TheGamer

Por exemplo, como TR, antes de cada round começar, você e sua equipe decidirão qual bomb vocês vão plantar a bomba e qual postura vocês vão usar para chegar até lá, se vai ser um “rushadão”, ou se vão fazer um fake no outro bomb, ou quem sabe se dividir. Tudo isso faz parte da tática inicial da equipe.

Por outro lado, nem sempre as coisas saem como planejado, então muitas vezes vocês terão que se ajustar no decorrer do round, como quando existe muita resistência em um bomb e vocês decidem ir para o outro. Outra situação corriqueira é quando seus parceiros morrem e você opta por se esconder para guardar sua arma para o próximo round.

10. Assista a jogos profissionais

Uma boa forma de melhorar sua noção tática é assistindo os pro players em jogos de campeonato de Counter-Strike 2 (CS2), pois são eles que sabem as melhores maneiras de se jogar. Mas não é só isso, você deve se atentar a tudo o que eles fazem em relação aos tópicos citados neste guia, desde o posicionamento de mira e a gestão de recursos, até a comunicação e movimentação nos mapas. Analise os erros e acertos deles, principalmente daqueles que se encaixam na função e no estilo de jogo que você escolheu dominar.

FURIA é uma das brasileiras que seguem vivas no Mundial de CS2 — Foto: Reprodução/HLTV

Mathieu “ZywOo” Herbaut, Danil “donk” Kryshkovets, Ilya “m0NESY” Osipov, Kaike “KSCERATO” Cerato e Gabriel “Fallen” Toledo, são alguns dos melhores jogadores do mundo. Além de acompanhar seus jogos, você pode assistir a reviews de suas partidas, ou até mesmo ver dicas e entrevistas desses jogadores para aprender ainda mais. Não se esqueça, eles estão em um nível completamente diferente, não se frustre por não conseguir fazer o que eles fazem, apenas se inspire e adapte isso a sua realidade.

Com informações de DMarketRedditProssetings, Red bull (1 e 2) e Overgear

Sair da versão mobile