A cheia do Rio Acre continua a avançar em Rio Branco, e nesta sexta-feira (14), o nível das águas superou os 15 metros, afetando mais de 20 bairros da cidade. Diante da gravidade da situação, o prefeito Tião Bocalom indicou que um decreto de emergência será em breve emitido.
A confirmação foi dada pelo tenente-coronel Cláudio Falcão, coordenador da Defesa Civil Municipal, que compartilhou a informação por meio de suas redes sociais após participar de uma reunião de crise no Corpo de Bombeiros na manhã de hoje.

O Rio Acre ultrapassou os 15 metros na capital acreana/ Foto: ContilNet
Falcão destacou que a situação se intensificou rapidamente nas últimas horas. “A situação se agravou nas últimas horas. Nós temos oito equipes de socorro e de remoção de famílias. Às 9 horas da manhã de hoje o Rio Acre marcou 15,17 metros e isso faz com que muitos mais bairros sejam atingidos. Nós estamos acima de 20 bairros já atingidos em Rio Branco. Dessa maneira, nós já temos a indicação do prefeito Tião Bocalom para uma decretação de situação de emergência, para que o socorro continue mais ágil e mais rápido possível”, relatou.
Ele também informou que, em resposta à urgência do momento, o prefeito sinalizou a necessidade de formalizar a situação de emergência para facilitar as operações de ajuda e agilizar o atendimento à população.
Alguns dos bairros que estão sendo impactados pela cheia do Rio Acre incluem 6 de Agosto, Ayrton Senna, Cadeia Velha e Baixada da Habitasa.