O vulcão Lewotobi Laki-Laki, na ilha de Flores, na Indonésia, entrou em erupção novamente na noite de quinta-feira (20). O fenômeno foi registrado por moradores nas redes sociais e provocou o cancelamento de pelo menos sete voos internacionais na ilha turística de Bali.
O monte já entrou em erupção várias vezes e, em novembro do ano passado, provocou a morte de nove pessoas.

Veja erupção do vulcão Lewotobi Laki-Laki
Na quinta-feira, a agência geológica da Indonésia elevou o nível de alerta para o mais alto em uma escala de quatro. Uma zona de sete a oito quilômetros ao redor do vulcão foi restrita.
A erupção começou às 22h56 do horário local da ilha de Flores e durou 11 minutos e 9 segundos. Segundo a agência indonésia de vulcanologia, o Lewotobi Laki-Laki, que tem 1.703 metros de altura, lançou uma coluna de cinzas de 8 mil metros e causou fortes estrondos. Os barulhos foram ouvidos até na cidade de Maumere, a mais de 80 quilômetros a leste, e no distrito de Larantuka, a mais de 50 quilômetros a oeste.
A mídia local e internacional, e moradores da ilha registraram a erupção. Veja o vídeo da agência de notícias AFP, que mostra os habitantes limpando os escombros da explosão:
Vulcão provocou cancelamento de voos em Bali
De acordo com comunicado do Aeroporto Internacional Ngurah Rai, em Bali, “sete voos internacionais foram cancelados” até 9h45 desta sexta-feira, no horário local. Outros voos locais e internacionais sofreram atrasos.
Bali fica a cerca de uma hora de voo da ilha de Flores, onde fica o vulcão. O aeroporto local, no entanto, não foi afetado e operou normalmente.

Essa não é a primeira vez que o Lewotobi Laki-Laki entra em erupção
- O monte Lewotobi Laki-Laki fica na região do Cinturão de Fogo do Pacífico, conhecida por sua atividade sísmica e vulcânica intensa;
- O vulcão já havia entrada em erupção várias outras vezes;
- Em novembro do ano passado, provocou a evacuação de milhares de moradores e a morte de nove pessoas, além de cancelamentos de dezenas de voos.