Governo lança guia com recomendações sobre uso de celulares por crianças e adolescentes

O documento recomenda que crianças com menos de 2 anos de idade não usem aparelhos digitais.

O Governo Federal lançou nesta terça-feira o guia sobre Uso de Dispositivos Digitas para crianças e adolescentes. O documento recomenda que crianças com menos de 2 anos de idade não usem aparelhos digitais. Também orienta que crianças com menos de 12 anos não tenham aparelho celular. E que os pais permitam o acesso as redes sociais respeitando a faixa etária sinalizada pela plataforma. Além disso, as escolas devem avaliar o uso dos aparelhos em atividades escolares conforme a lei que restringe o uso dos aparelhos nas unidades.

Criança usando o celular. Foto: Pixabay/Foto: CBN

O estudo que embasou o guia, apontou que o uso excessivo de telas pode provocar atrasos no desenvolvimento cognitivo, emocional, da linguagem e trazer até sofrimento mental para as crianças e adolescentes. Diz ainda que os mais novos precisam ser monitorados para que não sejam expostos a conteúdos ofensivos e que as empresas que desenvolvem os aplicativos devem criar estratégias para confirmar idade do usuário, coletar o minimo de dados para nao expor as crianças e ampliar as ferramentas de monitoramento por parte dos pais.

A secretaria de educação básica do MEC , Katia Schweickardt, disse durante o lançamento da campanha, que o guia reforça como deve ser a abordagem sobre o tema com as crianças e adolescentes:

“Essa é uma grande oportunidade de fazer refazer um pacto social para criação de uma sociedade menos doente. A tecnologia e boa, mas trouxe adoecimento pelo excesso, principalmente na educação. Então, não é proibir por proibir é restringir o uso e pra nós da educação essa é mais uma fase importante da implementação da lei que restringe o celular.”

O guia, que tem 164 páginas, também reforça que o uso excessivo das telas por parte dos próprios adultos pode influenciar de forma negativa o comportamento das crianças e adolescentes. O documento está disponível no site oficial da secretaria de comunicação do governo.

@2024 – Todos os direitos reservados. Hospedado e desenvolvido por RJ Sistemas