Animais doméstico também serão acolhidos em abrigos construídos no Parque de Exposições

Por determinação do prefeito Tião Bocalom, animais de estimação também receberão tratamento humanizado no local

Com a possibilidade de uma nova enchente do Rio Acre, a Prefeitura de Rio Branco, por orientação do prefeito Tião Bocalom (PL), passou a acolher não apenas famílias desabrigadas, mas também os seus animais de estimação, que passarão a acompanhar seus tutores nos abrigos construídos no parque de Exposições “Wildy Viana”.

Animais doméstico também serão acolhidos em abrigos construídos no Parque de Exposições. Foto: Reprodução

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio do Departamento de Controle de Zoonoses (DCZ), deu início à construção de baias no Parque de Exposições, garantindo um espaço seguro e adequado para os bichos de estimação das pessoas que possam ser atingidas pela enchente.

De acordo com o coordenador do departamento, Herbert Sampaio, a previsão é que sejam montadas entre 250 e 280 baias, tanto individuais quanto coletivas, para acomodar os animais.

“Começamos hoje a construir as baias, que vão abrigar os animais das famílias desabrigadas pela alagação. Aqui, os animais vão ficar sob a guarda do departamento de controle de zoonoses, assistidos 24 horas pelos agentes e médicos veterinários, garantindo a saúde deles, a manutenção da dieta e a questão hídrica também”, explicou.

Por determinação do prefeito Tião Bocalom, animais de estimação também receberão tratamento humanizado no local. Foto: Reprodução

O trabalho segue uma determinação do prefeito Tião Bocalom de garantir acolhimento digno não apenas às pessoas, mas também aos seus bens e animais de estimação.

O secretário de Saúde, Rennan Biths, reforçou esse compromisso. “Nossa preocupação é garantir a dignidade para todos, tanto as pessoas como seus patrimônios, e os animaizinhos também. Nossa missão, e determinação do prefeito Tião Bocalom, é que todos tenham o melhor tratamento possível, com segurança, saúde e dignidade”, afirmou.

O espaço preparado para os animais contará com monitoramento constante, alimentação e cuidados veterinários, assegurando que eles passem por esse período da forma mais tranquila possível.

“Serão dias difíceis, caso sejamos acometidos por mais uma alagação, mas contamos também com a ajuda e a compreensão de todos; e vamos cuidar dos animaizinhos, né? É a nossa missão, e se Deus quiser esses anjinhos vão ser bem cuidados”, disse Herbert Sampaio.

@2024 – Todos os direitos reservados. Hospedado e desenvolvido por RJ Sistemas