O ex-governador do Acre, ex-senador e atual presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Jorge Viana, participou do programa Roda Viva, transmitido pela TV Cultura nesta segunda-feira (25). Durante a entrevista, Viana abordou uma série de temas, incluindo a ascensão da direita no Norte do Brasil, especialmente no estado do Acre, após questionamento da jornalista Vera Magalhães.

Jorge Viana é presidente da Apex/Foto: Reprodução
Viana comentou que acredita que o outro lado soube explorar as redes sociais de forma eficaz, e reconheceu erros cometidos pela sua gestão. “Nós erramos, não podemos negar isso”, afirmou. Ele lembrou que governou o Acre por cinco mandatos consecutivos e fez grandes mudanças, mas destacou como o ambiente político acabou se tornando marcado pela intolerância e radicalização de ambos os lados. “Não estou isentando quem fez isso do nosso lado, isso é algo inaceitável”, completou.
Em relação à política ambiental, Jorge afirmou que mais de 90% dos prefeitos eleitos na região amazônica não têm compromisso com questões ambientais, e criticou a atual postura contra o meio ambiente, mesmo com o Acre prestes a sediar a COP. “Fui eleito defendendo o meio ambiente e os ideais de Chico Mendes. Em 1994, elegemos Marina Silva para o Senado, e durante meu tempo como prefeito, criamos a iniciativa do Governo da Floresta, que trouxe protagonismo econômico para o Acre. Isso, infelizmente, foi destruído, e hoje o Acre perdeu sua relevância”, finalizou.