Juruá Informativo

Em 2 dias, SP teve 65% da chuva esperada para fevereiro inteiro

A chuva registrada nesse sábado (1º/2) e domingo (2/2) em São Paulo já atingiu 65% do esperado para o mês de fevereiro inteiro. Durante o fim de semana, a cidade registrou enchenteschuvas fortesdeslizamentos de terrafamílias ilhadas, a morte de um motorista de aplicativo que ficou preso em um alagamento e o descarrilamento de um trem.

Entre os dias 1º e 2 de fevereiro, São Paulo registrou 161 mm de chuva. A média climatológica do mês é de 246 mm, segundo a Defesa Civil

Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), ainda deve chover na capital paulista nos próximos dias. O levantamento da Defesa Civil apontou que a média climatológica de fevereiro é de 246 mm; nos dois primeiros dias do mês, já choveu 161 mm.

Relembre as ocorrências

Previsão do tempo

A capital amanheceu com chuva fraca e isolada em parte da zona norte e leste nesta segunda-feira (3/2). A temperatura média é de 20°C. No decorrer do dia, o sol deve aparecer entre nuvens e as temperaturas podem chegar aos 27°C. As chuvas na forma de pancadas mais intensas devem permanecer concentradas entre o meio da tarde e o início da noite.

O potencial para inundações e deslizamentos de terra deve permanecer elevado nos próximos dias, devido ao solo encharcado e à continuidade das chuvas. Na terça-feira (4/2), o sol aparece entre nuvens e o tempo se mantém abafado. Os termômetros variam entre mínimas de 20°C e máximas de 27°C. Entre a tarde e o início da noite, as pancadas de chuva retornam para a Grande São Paulo.

Chuva no estado durante o fim de semana

Em Santo André, uma precipitação pluviométrica acompanhada por rajadas de vento atingiu a região, causando três quedas de árvore, 12 deslizamentos de talude e três deslizamentos de terra, o que ocasionou a interdição de uma residência. Não houve pessoas feridas ou desabrigadas, contudo, aproximadamente 22 pessoas foram desalojadas e encaminhadas para a casa de parentes. Em Diadema, houve a queda de 11 árvores, nove quedas de muro e o alagamento de 36 residências.

Em Taboão da Serra, foi registrado um alagamento no Centro, onde uma idosa cadeirante estava ilhada e foi retirada pelo Corpo de Bombeiros. Não houve feridos. A Avenida Aprígio Bezerra da Silva (antiga Rodovia Régis Bittencourt) também ficou interditada temporariamente por conta de alagamentos.

Em Itaquaquecetuba, os alagamentos persistiram nos bairros Vila Maria Augusta, Vila Sônia, Vila Japão e Jardim Fiorello. Foram instalados abrigos no município: um com 17 adultos, 17 crianças e seis idosos; outro com 24 adultos, 18 crianças e dois idosos; e um terceiro om cinco adultos, cinco crianças e um idoso.

Em Campos do Jordão, houve a queda de diversas árvores e o alagamento de três residências. No total, 12 pessoas ficaram desalojadas e foram encaminhadas para casa de parentes. Não houve vítimas.

 

 

 

Sair da versão mobile