Durante uma entrevista no podcast Em Cena, do ContilNet, na última segunda-feira (17), o deputado Adailton Cruz fez uma grave denúncia contra a direção do Hospital Dr. Sansão Gomes, localizado em Tarauacá. Segundo o deputado, há acusações de assédio moral e interferência indevida no trabalho dos profissionais de enfermagem.

Hospital Sansão Gomes, em Tarauacá/Foto: Reprodução
A denúncia foi apresentada por Adailton, que também preside o Conselho Regional de Enfermagem do Acre (Coren), e foi formalmente encaminhada à Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), ao Ministério Público do Acre (MPAC) e à Procuradoria-Geral do Estado (PGE).
Adailton relatou que o diretor do hospital, Carlos Tadeu Lopes da Silva, teria orientado os profissionais de enfermagem a alterar a classificação de risco dos pacientes, modificando a cor da triagem, o que, segundo ele, resultaria em maior tempo de espera para os atendimentos.
Adailton Cruz/Foto: Reprodução
“Essa denúncia veio em caráter sigiloso. É preocupante. São dois pontos: um é de assédio moral por parte do diretor contra os profissionais. E o segundo: intervenção no exercício profissional. Quando pedem para mudar a classificação, isso é grave porque o paciente demora mais a ser atendido. Pode levar uma pessoa à morte”, afirmou o deputado.
O presidente do Coren ainda mencionou que uma equipe da entidade visitará o hospital para realizar diligências e investigar as acusações. Ele também sugeriu que, caso necessário, o diretor seja afastado enquanto as investigações são conduzidas.
“Intervir numa conduta técnica para protelar atendimento é inaceitável”, concluiu Adailton.
A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) respondeu à reportagem do ContilNet, informando que está apurando o caso.