Após recusa de Bocalom em assinar consórcio de saneamento, Alan Rick leva o assunto à Câmara

Projeto de saneamento está com Bocalom desde novembro, diz Alan Rick, que leva o assunto à Câmara

Na manhã desta quinta-feira (13), o senador Alan Rick esteve na Câmara Municipal para abordar o tema do saneamento básico no Acre. Durante sua fala, o parlamentar apresentou um projeto de estruturação que detalha as ações necessárias para resolver os problemas de saneamento no estado. O projeto envolve a criação de um consórcio que atenderá os 20 municípios acreanos, com a implementação das soluções sendo coordenada por cada gestor municipal.

Alan Rick e Bocalom durante reunião na AMAC que tratou sobre o caso/Foto: Reprodução

Alan Rick explicou que a proposta está com o prefeito Tião Bocalom desde novembro do ano passado, após o ministro do Desenvolvimento apresentar as informações sobre os aterros sanitários e o saneamento durante um evento realizado no Acre. O objetivo era permitir que Rio Branco e outros municípios participassem do projeto, porém, para que isso se concretize, é imprescindível a assinatura do prefeito, o que ainda não ocorreu.

“Eu quero conversar com o prefeito para ver o que está havendo. Porque o Ministro trouxe naquele seminário e fez uma fala muito importante: Se o Acre perder a janela deste ano, de iniciar os projetos dos aterros e na sequência do iniciar o projeto saneamento, nós não vamos cumprir o prazo de saneamento que está na lei, que é 2030”,  alertou o senador.

De acordo com Alan, o ministro encaminhou a minuta para que o município de Rio Branco assinasse e, assim, aderisse ao projeto. Contudo, até o momento, o prefeito não devolveu o documento assinado.

Importante destacar que os municípios não terão custos com a construção dos aterros sanitários, pois o financiamento do projeto será viabilizado por outras fontes.

Após a entrevista, o senador Alan Rick se reuniu com os vereadores para fornecer mais informações e esclarecer dúvidas sobre o consórcio e os próximos passos do projeto.