Quase 50 mil testes rápidos inéditos para diagnóstico de dengue serão enviados ao Acre

Ministério da Saúde será responsável pela distribuição dos testes rápidos no Acre

O Ministério da Saúde divulgou, nesta terça-feira (21), que enviará 47,5 mil testes rápidos para diagnóstico de dengue ao Acre. Esse lote faz parte de um total de 6,5 milhões de testes que serão distribuídos por todo o Brasil. Segundo a pasta, esta é a primeira vez que esse tipo de teste será enviado, com o objetivo de aprimorar a detecção precoce da doença, especialmente em áreas mais remotas, onde o acesso a serviços laboratoriais é limitado.

Teste rápido de dengue/Foto: Reprodução

O investimento total no envio desses testes é de R$ 17,3 milhões. A distribuição começará na próxima semana, e os gestores estaduais receberão orientações sobre os critérios de uso por meio de uma nota técnica.

Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece outros dois tipos de exames para diagnóstico de dengue: os testes de biologia molecular e sorológicos, ambos realizados nos Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacen). Com a inclusão dos testes rápidos, a população contará com uma nova ferramenta para a detecção da doença.

Este novo teste pode identificar a presença do vírus da dengue, embora não seja capaz de determinar o sorotipo. Os testes rápidos estarão disponíveis na rede pública de saúde, incluindo as Unidades Básicas de Saúde, conforme a distribuição feita pelas autoridades locais.