A Superintendência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) embargou uma área de 29,9 mil hectares na Floresta Estadual do Rio Gregório, localizada em Tarauacá, no Acre.
A medida, assinada pela superintendente Melissa de Oliveira Machado, tem como objetivo prevenir a ocupação ilegal da área pública e mitigar os danos ambientais. O embargo será mantido até que se comprove a regularidade ambiental das atividades realizadas na região, sendo que, caso a situação seja regularizada, o embargo poderá ser suspenso.

Floresta Estadual do Rio Gregório, localizada em Tarauacá/Foto: Reprodução
A decisão também estabelece que, caso se identifique uma responsabilidade individual por infrações ambientais, essa será investigada em um processo administrativo específico, podendo resultar em novos embargos, separados do embargo preventivo geral.
Sobre a reserva
A Floresta Estadual do Rio Gregório, localizada em Tarauacá, ocupa cerca de 215 mil hectares. Criada pelo Decreto nº 9718, de 9 de março de 2004, a área tem como principais objetivos a preservação e o uso sustentável dos recursos naturais, promovendo o uso racional e a realização de pesquisas científicas.
A Unidade de Conservação é administrada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Acre (SEMA-AC) e conta com um Plano de Manejo e um Conselho Consultivo aprovados em 2008.
Com informações do Ministério do Meio Ambiente.
