O Ministério da Saúde cumpriu integralmente a demanda de imunizantes solicitada pelos estados no último mês, garantindo que todas as vacinas previstas no calendário básico estejam com os estoques completos. A pasta enfatiza que a proteção da população segue sendo uma das principais prioridades do governo federal, que, em 2023, lançou o Movimento Nacional pela Vacinação como parte de um esforço para recuperar as coberturas vacinais, que vinham apresentando redução desde 2016.

Demanda por vacinas foi 100% atendida no Acre entre 2023 e 2024, diz Ministério da Saúde. Foto: Reprodução
Desde o início dessa iniciativa, observou-se uma tendência de crescimento. Em 2024, até o mês de novembro, o Brasil registrou avanços em 15 das 16 vacinas do calendário infantil, com 12 delas superando os percentuais de cobertura do ano anterior.
Conforme o painel atualizado de distribuição, entre 2023 e 2024, foram encaminhadas mais de 604 milhões de doses para todos os estados brasileiros, com 3,1 milhões dessas doses destinadas ao Acre. No ano passado, 634 mil doses foram administradas na população do estado.
Lançado em dezembro de 2024, o painel interativo fornece informações detalhadas sobre a distribuição das vacinas, mostrando o número exato de doses enviadas em todo o país. Segundo o Ministério da Saúde, a plataforma visa fortalecer a gestão tripartite do Sistema Único de Saúde (SUS) e reforçar o compromisso com a transparência.
Anualmente, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) distribui aproximadamente 300 milhões de doses de vacinas para os 5.570 municípios do Brasil, por meio de um processo logístico complexo que exige planejamento rigoroso, além de uma gestão eficiente e transparente para enfrentar os desafios impostos pela extensão territorial e diversidade do país.