Foragido no Brasil, Allan dos Santos aparece em vídeo de encontro entre Eduardo Bolsonaro e filho de Trump

Blogueiro bolsonarista teve prisão decretada pelo STF em 2021 por divulgação de notícias e é alvo de um pedido de extradição

O blogueiro Allan dos Santos, foragido da Justiça brasileira desde 2021, apareceu em um vídeo do encontro entre Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Donald Trump Jr., filho do presidente americano que será empossado nesta segunda-feira. Nas imagens publicadas pelo deputado federal brasileiro, Allan aparece no fundo de uma multidão, tentando registrar o instante em que os aliados se cumprimentaram no último sábado.

Saiba quem é Allan dos Santos

Com prisão preventiva decretada pelo Supremo Tribunal Federal desde outubro de 2021, Allan foi investigado em duas frentes pela Corte: o inquérito das fake news e o das milícias digitais. O primeiro apurou a disseminação de notícias falsas, denúncias caluniosas e ameaças contra ministros e seus familiares. Segundo o ministro Alexandre de Moraes, o blogueiro divulgava conteúdo nas redes sociais com o intuito de atacar integrantes de instituições públicas, colocar dúvida sobre o processo eleitoral brasileiro e gerar animosidade dentro da sociedade, “promovendo o descrédito dos Poderes da República, além de outros crimes, e com a finalidade principal de arrecadar valores”.

Já o segundo inquérito apurou a participação de Allan em uma organização criminosa que obtinha vantagem econômica por meio da monetização de vídeos de viés antidemocrático. No ano seguinte, ele também foi condenado a um ano e sete meses de detenção por calúnia contra a cineasta Estela Renner. Há ainda um pedido de extradição em aberto sob o nome dele, que está em análise pelo governo americano.

O blogueiro brasileiro também teve seus perfis bloqueados nas redes sociais pela Justiça, mas tentou driblar a decisão criando novas contas sempre que as anteriores são suspensas. Em uma postagem no ano passado, ele relatou que estava trabalhando como motorista de aplicativo em Orlando.

Sem Bolsonaro, Michelle e Eduardo vão à posse de Trump

Com o passaporte retido por ordem do ministro Alexandre de MoraesJair Bolsonaro (PL) não poderá comparecer ao evento, para o qual diz ter sido chamado a partir de um convite encaminhado por e-mail. Impedido de viajar aos Estados Unidos, ele será representado na cerimônia pela esposa Michelle e pelo filho Eduardo, além de um grupo de até 30 parlamentares brasileiros aliados.

Neste domingo, a ex-primeira dama fez uma videochamada com o marido durante um jantar à luz de velas organizado para convidados de Trump, em Washington. O momento foi registrado em um vídeo publicado nas redes sociais por Eduardo. Essa maldade vai acabar, podem anotar”, escreveu o deputado na legenda do post.