Juruá Informativo

Feijão é plantado no espaço pela primeira vez

Mais uma conquista espacial da Índia. A Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO) anunciou que conseguiu germinar sementes de feijão a bordo da missão PSLV-C60, um marco inovador pensando no aperfeiçoamento da agricultura espacial.

Um dos maiores desafios era garantir o crescimento dos brotos de forma apropriada em um ambiente de microgravidade. Para superar este obstáculo, os indianos decidiram colocar as sementes em uma caixa fechada com vários equipamentos.

Imagem feita com inteligência Artificial. Alessandro Di Lorenzo/Olhar Digital/DALL-E

Três sementes brotaram no espaço

O experimento faz parte do programa Módulo Compacto de Pesquisa para Estudos de Plantas Orbitais (Crops). Ele é classificado como uma plataforma automatizada projetada para cultivar e sustentar a vida vegetal no ambiente de microgravidade do espaço.

A ISRO informou que diversas tecnologias de monitoramento, como câmeras de alta definição, sensores de temperatura, de umidade do ar e do solo, foram usadas no trabalho. No total, oito sementes de feijão-caupi foram colocadas em um ambiente controlado equipado com gerenciamento térmico ativo a bordo do módulo POEM-4.

Segundo a agência espacial do país, das oito mudas, pelo menos três brotaram em apenas quatro dias de cultivo. A entidade afirmou que estes resultados são muito importantes pensando em possíveis missões futuras de longa duração e na presença humana sustentável no espaço.

Recentemente, Índia lançou com sucesso uma missão à Lua (Imagem: reprodução/ISRO)

Índia está se tornando uma potência espacial

Sair da versão mobile