Juruá Informativo

Esta praia é boa? Bactérias fecais são principais fatores de qualidade

Com um surto de virose no litoral e 51 das 175 praias de São Paulo impróprias para banho, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) divulgou como é realizada a medição da qualidade das águas nas 15 cidades que são monitoradas.

O que se sabe

A doutora Claudia Lamparelli, gerente do setor de qualidade de água litorâneas da Cetesb, explicou que os fatores que podem explicar a poluição do mar são o aumento significativo da pluviosidade durante o verão e o aumento do número de turistas, que resulta em maior produção de esgoto. “Esses dois fatores, combinados, acabam impactando negativamente a qualidade da água”, disse ela.

A análise da qualidade da água é baseada no critério da resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente.

Surto de virose

O norovírus, que havia sido identificado em amostras de fezes humanas no Guarujá e em Praia Grande na última semana, não foi encontrado na água potável que foi coletada nas mesmas cidades do litoral de São Paulo em relatório divulgado nessa terça-feira (14/1).

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Instituto Adolfo Lutz (IAL), também não foi encontrado nenhum outro vírus ou alteração na água.

Reuniões técnicas que contaram com a presença de secretários municipais de saúde e representantes das vigilâncias epidemiológicas dos nove municípios da Baixada Santista foram realizadas para abordar os casos de gastroenterocolite aguda. Além disso, a SES reforçou a relevância dos protocolos para a coleta de amostras humanas e de água.

Norovírus

norovírus é uma doença considerada clinicamente autolimitada com duração de cerca de três dias. Os principais sintomas são náusea, vômito, diarreia, dor abdominal e podem ocorrer também dores musculares, cansaço, dor de cabeça e febre baixa. Normalmente, é transmitida por via fecal-oral.

O principal tratamento para a doença, segundo a SES, é a hidratação. Em caso de evacuações muito frequentes e líquidas, vômitos, pele e boca secas, dificuldade em urinar e dificuldade na hidratação é recomendado procurar o serviço de saúde.

Prevenção

Praias impróprias

Desde a primeira semana do ano, 51 praias do litoral de São Paulo estão impróprias para banho, de acordo com os dados da Cetesb. O boletim, que foi atualizado na quinta-feira (9/1), monitora 175 praias em 15 cidades litorâneas de São Paulo.

A classificação semanal é feita com base nas densidades de bactérias fecais, medida em amostras coletadas ao longo de cinco semanas consecutivas. Uma praia também pode ser classificada como imprópria em situações que desaconselham o contato direto com a água, como a presença de óleo devido a derramamentos de petróleo, a ocorrência de maré vermelha, floração de algas potencialmente tóxicas ou surtos de doenças transmitidas pela água.

Estão impróprias para banho as praias Rio Itamambuca, Perequê-Açu, Itaguá (Av. Leovegildo, 240), Itaguá (Av. Leovegildo, 1724) e Perequê-Mirim, em Ubatuba; Prainha, em Caraguatatuba; São Francisco, Arrastão, Pontal da Cruz, Deserta, Porto Grande e Preta do Norte, em São Sebastião; Sino, Siriúba, Itaquanduba, Portinho, Feiticeira e Julião, em Ilhabela; Perequê e Enseada (Avenida Santa Maria), em Guarujá; Embaré, Boqueirão, Gonzaga, José Menino (Rua Olavo Bilac) e José Menino (Rua F. Ozanan), em Santos; Milionários, Gonzaguinha e Prainha (Avenida S. Brito), em São Vicente; Canto do Forte, Boqueirão, Guilhermina, Aviação, Vila Tupi, Ocian, Vila Mirim, Maracanã, Vila Caiçara, Real e Balneário Flórida, em Praia Grande; Central, Vera Cruz, Santa Eugênia e Agenor de Campos, em Mongaguá; Parque Balneário, Centro, Sonho, Jardim São Fernando, Jardim Regina e Balneário Gaivota, em Itanhaém; e Parque Turístico, em Peruíbe.

Em 2025, o boletim não monitorou nenhuma praia nos municípios de Iguape, Ilha Comprida e Cubatão.

Durante a semana do Natal, o relatório da Cetesb apontou que 17 praias estavam impróprias. Na semana seguinte, o número subiu para 30O boletim de 2 de janeiro, com dados colhidos antes do surto de virose no litoral, registrou 38 praias impróprias.

Veja quais são as praias próprias para banho:

Sair da versão mobile