Acre enfrenta déficit superior a 50% de professores em cinco disciplinas, aponta Inep

Concurso público da educação remarcado visa solucionar o déficit de professores no Acre

Na terça-feira (14), foi apresentado o novo programa do Ministério da Educação, chamado Mais Professores, que se inspira no modelo do Mais Médicos. A iniciativa tem como objetivo oferecer um incentivo financeiro de R$ 2,1 mil para professores que decidirem atuar em regiões com escassez de profissionais, incluindo o estado do Acre.

O investimento previsto para os anos de 2025 e 2026 será de aproximadamente R$ 1,7 bilhão. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), o Acre apresenta grandes lacunas no fornecimento de professores em diversas disciplinas, com destaque para Matemática (54,6%), História (57,1%), Biologia (43,3%) e Química (59,7%).

Acre conta com grande defasagem na grade de professores/Foto: Reprodução

Além disso, o estado ocupa posições de destaque em outros indicadores de déficit, com 58% de ausência de professores em Português e Geografia, ficando em segundo lugar, e em Física, com 56,8%, onde ocupa o sexto lugar no ranking de maiores carências de docentes.

No âmbito estadual, o Governo do Acre, por meio da Secretaria de Administração e da Secretaria de Educação e Cultura, está conduzindo o maior concurso público voltado para a educação. O certame, que inicialmente teve problemas na data de aplicação das provas, será reagendado para uma nova data. O concurso oferece vagas tanto para nível médio quanto superior em várias localidades do Acre, com um total de 46 mil candidatos inscritos para 3 mil oportunidades.

O secretário de Educação, Aberson Carvalho, ressaltou a importância desse processo seletivo para a melhoria da educação no estado: “Há uma atenção prioritária nesta questão. É uma área desafiadora para qualquer gestão, aqui e em qualquer lugar do país. Porém, estamos focados em oferecer qualidade de ensino e formar cada vez mais alunos, oferecendo um ambiente digno a todos, dando condições de trabalho aos profissionais existentes e aguardando o momento de empossarmos os futuros professores”.