Queda de avião em Ubatuba: Brasil registrou um acidente aéreo a cada dois dias desde o início de dezembro

Metade dos casos ocorreu com aeronaves agrícolas, segundo a base de dados do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos

O Brasil registrou um acidentes aéreo a cada dois dias desde o início de dezembro, segundo dados disponibilizados pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). Na manhã desta quinta-feira, uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas após um avião de pequeno porte ultrapassar a pista do Aeroporto de Ubatuba, no Litoral de São Paulo, e explodir na Praia do Cruzeiro.

Imagem aérea mostra aeronave destruída em Ubatuba — Foto: Reprodução/redes sociais

O país teve 20 acidentes aéreos no mês passado. Assim como o desta quinta-feira, três deles ocorreram em São Paulo — o estado com mais registros de acidentes (4) na base de dados do Cenipa neste período de 40 dias.

Em dez dos casos, a aeronave era de um modelo para uso agrícola (sete IPAN, duas PA-25 e uma C188). Nos outros acidentes, cinco aeronaves eram monomotoras (C208, C152, AS50, P32R e AT6T), duas eram bimotoras (C310 e PAY4), duas eram ultraleves (ULAC) e uma era um helicóptero (R66).

Já em janeiro, o Brasil teve dois acidentes aéreos: um com um helicóptero (B06) e outro com um avião agrícola (IPAN). A base de dados do Cenipa ainda não contabiliza a queda da aeronave em Ubatuba.

Queda em Ubatuba

Segundo a concessionária que administra o aeródromo, a aeronave varou a pista durante o pouso, atravessou o alambrado da cabeceira 09 e atingiu uma mulher e uma criança, próximo à pista de skate.

O avião saiu do Aeroporto Municipal de Mineiros, em Goiás, e caiu na Praia do Cruzeiro após tentar pousar no Aeroporto de Ubatuba. A aeronave, que tinha uma família a bordo, ultrapassou a pista do aeroporto, bateu em um alambrado e explodiu na praia. O piloto ficou preso nas ferragens e morreu. Já os outros passageiros, uma mulher, um homem e duas crianças, ficaram feridos e levados ao hospital. Não se sabe o estado de saúde deles.

O Ministério Público de São Paulo (MPSP) abriu um inquérito para apurar as causas do acidente. O inquérito foi instaurado pelo promotor Tiago Antonio de Barros Santos, que já pediu informações à prefeitura de Ubatuba, à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e ao Cenipa, que devem ser repassadas em até 48 horas.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o avião cruzando a pista em velocidade. A aeronave se choca com um veículo e explode já na faixa de areia. Segundo a TV Globo, o carro pertencia a um motorista de aplicativo que estava com um passageiro no momento; nenhum deles ficou ferido.

Fonte do Corpo de Bombeiros relatou ao GLOBO que todos os quatro passageiros foram retirados conscientes dos destroços, mas “desorientados”. A reportagem pediu mais informações para a Santa Casa de Ubatuba e aguarda retorno.

@2024 – Todos os direitos reservados. Hospedado e desenvolvido por RJ Sistemas