Incêndio florestal sem precedentes em Los Angeles pode ser visto do espaço

Ventos com intensidade de furação estão ajudando na propagação dos incêndios, que já devastaram milhares de quilômetros de vegetação

Os esforços para impedir a propagação dos grandes incêndios florestais que estão devastando enormes áreas de Los Angeles, na costa oeste dos Estados Unidos, continuam. Duas pessoas morreram e dezenas ficaram feridas. Além disso, milhares de estruturas já foram totalmente consumidas pelas chamas.

Imagem: CIRA/NOAA

A dimensão das queimadas pode ser avistada do espaço. Satélites da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOAA) estão monitorando o fogo e revelam como a situação se agravou em apenas algumas horas.

Imagens mostram dimensão dos incêndios

A NOAA possui dois tipos de equipamentos que atuam monitorando os incêndios florestais: o Satélite Ambiental Operacional Geoestacionário (GOES) e o Sistema Conjunto de Satélites Polares (JPSS). Os dois são equipados com ferramentas de última geração.

Usando diferentes filtros e bandas espectrais em instrumentos a bordo de ambos os satélites, é possível observar o avanço das chamas e da fumaça em tempo real. As imagens confirmar a intensidade das queimadas e como os fortes ventos na região tem ajudado a espalhar o fogo em direção ao sudoeste.

O uso dos satélites pelas autoridades é considerado fundamental, ainda mais em uma situação crítica como a vivenciada no momento. Sem estes dispositivos, os bombeiros teriam que fazer o monitoramento no solo, o que é praticamente impossível neste momento em função da dimensão dos incêndios.

Incêndios florestais em Los Angeles vistos de cima (Imagem: reprodução/redes sociais)

Ventos de furação estão facilitando a propagação das chamas

  • O fogo começou no Pacific Palisades, uma área nobre da cidade entre Santa Monica e Malibu, ainda nesta terça-feira (07).
  • Um segundo foco teve início próximo a Pasadena, no norte de Los Angeles, e multiplicou de tamanho em poucas horas.
  • Os bombeiros ainda informaram que um terceiro incêndio começou em Sylmar, no Vale de São Fernando, a noroeste da cidade.
  • Segundo as autoridades dos EUA, cerca de 37 mil pessoas foram evacuadas.
  • O chefe de polícia de Los Angeles, Robert G. Luna, classificou os incêndios como “sem precedentes e imprevisíveis”.
  • As chamas estão sendo alimentadas pelos ventos de Santa Ana, que sopram rajadas quentes e secas dos desertos do interior em direção à costa.
  • O Serviço Nacional de Meteorologia emitiu o alerta mais alto para condições extremas de incêndio em grande parte do Condado de Los Angeles, válido até quinta-feira (09), prevendo rajadas de até 160 km/h.

@2024 – Todos os direitos reservados. Hospedado e desenvolvido por RJ Sistemas