A Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (Saes), vinculada ao Ministério da Saúde, anunciou a autorização para a Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre) realizar transplantes de tecidos musculoesqueléticos. A informação foi publicada na quarta-feira (8) por meio da portaria Saes/MS nº 2.363, datada de 19 de dezembro de 2024. Esse tipo de transplante envolve a substituição de ossos, cartilagens, tendões e ligamentos, que são componentes essenciais do sistema locomotor. Os procedimentos beneficiarão pacientes com lesões graves, fraturas complicadas, doenças degenerativas e sequelas de acidentes.
Além de realizar os transplantes, a Fundhacre também recebeu autorização para a coleta de órgãos e tecidos necessários para os procedimentos. A habilitação para essa atividade vinha sendo solicitada desde 2024.
O secretário de Estado de Saúde, Pedro Pascoal, destacou a importância desse avanço para o Acre, considerando-o um marco histórico. Ele afirmou:
“Pela primeira vez, poderemos realizar transplantes de tecido musculoesquelético no nosso estado, garantindo que os cidadãos tenham acesso a tratamentos de alta complexidade sem precisar sair de perto dos seus familiares, diminuindo também os custos para o Estado com o Tratamento Fora de Domicílio. Sob a liderança do governador Gladson Cameli, estamos comprometidos em oferecer um atendimento de excelência e em fortalecer a nossa Saúde”.
Soron Steiner, presidente da Fundhacre, também comentou sobre a conquista, ressaltando o orgulho da equipe e o impacto positivo para a comunidade acreana:
“A autorização para realizar transplantes de tecido musculoesquelético demonstra o reconhecimento do nosso compromisso com a qualidade e a inovação na assistência à saúde. Estamos prontos para dar esse importante passo e atender às necessidades da população acreana com ainda mais dedicação”, finalizou Steiner.