Autoridades dos Estados Unidos estão lutando para impedir a propagação de grandes incêndios florestais em Los Angeles, na costa oeste do país. Duas pessoas morreram e pelo menos mil estruturas foram destruídas pelas chamas até o momento.
Segundo o corpo de bombeiros, cerca de 37 mil pessoas precisaram deixar a região. As rajadas de vento de mais de 100 km/h têm atrapalhado o trabalho de contenção do fogo e a previsão é que a área afetada aumente ainda mais nas próximas horas.
Milhares de hectares já foram consumidos pelos incêndios florestais
O fogo começou no Pacific Palisades, uma área nobre da cidade entre Santa Monica e Malibu, ainda nesta terça-feira (07). No total, mais de 2,3 mil hectares estão em chamas. Além disso, cerca de 13 mil estruturas foram afetadas pelo incêndio até o momento, segundo autoridades locais.
Um segundo foco teve início próximo a Pasadena, no norte de Los Angeles, e multiplicou de tamanho em poucas horas, atingindo 400 hectares. Quase 100 moradores de um lar de idosos foram removidos do local.
Os bombeiros ainda informaram que um terceiro incêndio começou em Sylmar, no Vale de São Fernando, ao noroeste de Los Angeles, o que também levou à evacuação de alguns moradores próximos. Nesta região, as chamas já consumiram uma área de cerca de 200 hectares.
Situação deve piorar nas próximas horas
- O chefe de polícia de Los Angeles, Robert G. Luna, classificou os incêndios como “sem precedentes e imprevisíveis”.
- Já a chefe dos bombeiros de Los Angeles, Kristin Crowley, disse que mais de 25 mil pessoas em 10 mil residências são ameaçadas pelo fogo.
- O governador da Califórnia, Gavin Newsom, declarou estado de emergência e afirmou que o estado posicionou equipes, caminhões de bombeiros e aeronaves em outras áreas do sul da Califórnia devido ao perigo de novos incêndios na região.
- As chamas estão sendo alimentadas pelos ventos de Santa Ana, que sopram rajadas quentes e secas dos desertos do interior em direção à costa.
- O Serviço Nacional de Meteorologia emitiu o alerta mais alto para condições extremas de incêndio em grande parte do Condado de Los Angeles, válido até quinta-feira (09), prevendo rajadas de 80 a 130 km/h.